IMD promove workshop sobre empreendedorismo para professores universitários

Propriedade intelectual, inovação e pesquisa serão temas abordados durante o evento do dia 13
07-11-2019 / ASCOM
Evento

Com o intuito de promover o debate sobre o papel da universidade como indutora do empreendedorismo, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio de sua Diretoria de Projetos e em parceria com a Agência de Inovação da UFRN (Agir), vai realizar, no dia 13 de novembro, o workshop “Da Pesquisa e Inovação ao Mercado”. O evento acontece das 14h30 às 16h30, na sala B-321 do IMD.

Com inscrições gratuitas, que podem ser feitas por meio deste link, o workshop vai consistir em uma exposição e também discussões voltadas para incentivar e informar professores universitários a respeito das possibilidades de empreender a partir de projetos de pesquisa e projetos de inovação desenvolvidos em âmbito acadêmico.

Para isso, o encontro promoverá apresentações sobre temas como as diferenças entre projetos de pesquisa e projetos de inovação, registro de propriedade intelectual, caminhos práticos para transformar trabalhos acadêmicos em negócios, entre outros.

Empreender na universidade

Para enriquecer o debate e explicar o trâmite necessário para empreender na universidade, o evento – aberto à toda comunidade acadêmica da UFRN e de outros centros de ensino de Natal (RN) – contará com palestra do professor Daniel de Lima, diretor da Agir.

“O evento vai tratar de temas muito relevantes. Quando falamos de registrar propriedades intelectuais, por exemplo, estamos falando de meios de proteção para aquela nova tecnologia, criada na Academia. Assim, com toda a proteção devida, é possível dar àquela ferramenta uma usabilidade econômica para a Universidade, já que, por meio de licenciamentos, é possível lançá-la no mercado”, avalia Daniel de Lima.

Atualmente, existe no Brasil uma série de legislações que regulam o uso comercial de tecnologias e serviços oferecidos pelas universidades, como a Lei nº 10.973/2004 (Lei da Inovação), Resolução nº 135/2018 (que gere a propriedade intelectual na UFRN), entre outras.