29 nov 2019/ ASCOM

Programa de pós em Bioinformática realiza 1ª Semana "Portas Abertas"

O Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (PPgBioInfo), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realiza entre os dias 2 e 6 de dezembro a primeira edição da Semana “Portas Abertas”, evento cujo objetivo é apresentar à comunidade interna e externa da Universidade as pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelos alunos de mestrado e doutorado do programa.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e devem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFRN, clicando da aba “Extensão” e em seguida em “Eventos”. Já as inscrições para as oficinas devem ser realizadas neste link, no qual estarão dispostos os temas de cada oficina.

De acordo com a organização do evento, a Semana “Portas Abertas” se trata de uma chance para aqueles que desejam conhecer a Bioinformática e as oportunidades nesta área, além de conhecer os trabalhos e pesquisas desenvolvidos em seu âmbito nos níveis técnico, de graduação e pós-graduação.

Programação

Concentrando suas atividades no IMD, o evento conta com uma programação composta por palestras com profissionais e pesquisadores da área, defesas de trabalhos científicos e oficinas temáticas – direcionadas a todos os níveis de ensino e englobando assuntos relacionados às áreas de Tecnologia da Informação e Bioinformática.

No primeiro dia de evento (segunda-feira) será realizada a palestra de abertura, “Como publicar mais e melhor”, conduzida pela CEO da empresa PaperLab, Andrea Kauffman Zeh, que dará dicas para auxiliar a melhoria da produção acadêmico-científica dos discentes.

Na terça-feira (03), a programação segue com uma sequência de oficinas básicas de Bioinformática, que serão ministradas pelos discentes do PPG-BioInfo. Já na quarta-feira serão realizadas defesas de doutorado de alunos do programa.

Finalizando o cronograma, nos dois últimos dias (5 e 6 de dezembro) será realizado o IV Workshop do PPg-Bioinfo, no qual os discentes do programa apresentarão os projetos e resultados preliminares das suas futuras dissertações ou teses, além de serem expostas pesquisas desenvolvidas pelos alunos do programa.

As apresentações receberão um feedback de avaliadores convidados, vindos de instituições externas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, esses avaliadores também farão palestras durante a semana.

Para saber mais sobre o evento e sua programação, acesse o seguinte endereço eletrônico.