Parque Metrópole divulga ecossistema potiguar de tecnologia em São Paulo

Roadshow visa mostrar benefícios e vantagens de se empreender em TI na capital do RN
02-12-2019 / ASCOM
Evento Tecnologia

O Parque Tecnológico Metrópole Digital vai apresentar, no maior centro econômico do país, a cidade de São Paulo, as oportunidades e benefícios que disponibiliza para as empresas de Tecnologia da Informação (TI) que se instalam em sua área.

O evento, um roadshow intitulado “Rio Grande do Norte Além do Sol e Mar – Traga sua Empresa pra Cá”, acontece na tarde desta terça-feira (3), no espaço Inovabra Habitat – centro de inovação do banco Bradesco, localizado próximo à Avenida Paulista.

Direcionado a empresas paulistas do ramo de TI convidadas, a ação foi organizada em parceria com o Sebrae, contando com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal e Fiern, além da colaboração da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).

Atração de empresas

O roadshow integra um conjunto de ações que o Parque Tecnológico vem desenvolvendo desde o início do ano, visando a atração de empresas de fora do estado. Atualmente, já existem 53 delas credenciadas à sua estrutura, sendo a maior parte do próprio Rio Grande do Norte. O objetivo é que esse polo de tecnologia continue a crescer com a vinda de empreendimentos de outros estados e regiões do país.

“Nossa ideia é mostrar quem somos e como a nossa iniciativa oferece benefícios e vantagens para empresários criarem novos negócios de TI no nosso Estado”, conta o diretor do Parque Tecnológico, professor Anderson Cruz. Vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Parque fica localizado no Campus Central da UFRN e sua área abrange trechos dos bairros que ficam no entorno da Universidade.

Programação

O evento contará com uma programação diversificada. Após a sua abertura, que será conduzida por autoridades das instituições parcerias, acontecerá, a partir das 15h, uma série de apresentações sobre ecossistema de inovação e empreendedorismo do Parque, que envolve, além das suas mais 50 empresas credenciadas, também as startups da incubadora Inova Metrópole e o apoio de instituições públicas e entidades representativas do setor privado.

Parte dessas exposições será dedicada às soluções de tecnologia e inovação desenvolvidas no âmbito do IMD e da UFRN. Por fim, o evento ainda contará com depoimentos de empresários potiguares, credenciados ou não ao Parque Tecnológico, que darão testemunho sobre as ações ocorridas em âmbito local.

“Será uma forma de mostrar todo o desenvolvimento do nosso ecossistema, as tecnologias que a UFRN tem à disposição para licenciamento, os incentivos fiscais – especialmente os descontos nas taxas de ISS e ICMS para empresas credenciadas ao Parque – entre outros assuntos”, explica Anderson Cruz.

Esses benefícios ainda incluem a oferta de serviços de Datacenter e supercomputação e a formação de talentos na área de Tecnologia da Informação em cursos de todos níveis educacionais – do técnico ao doutorado – oferecidos pelo IMD em especial e pela UFRN de modo geral. Essa estrutura educacional ainda proporciona a possibilidade de treinamentos e formações de recursos humanos.

Crescimento

A cidade de Natal passou, nos últimos dois anos, por um crescimento de 500% no que diz respeito ao número de empresas de TI, abrigando cada vez mais startups em sua área. Somente no Parque Tecnológico do IMD estão credenciadas mais de 50 empresas do ramo, desenvolvedoras de produtos e serviços tecnológicos nas áreas de saúde, educação, segurança, marketing, turismo, entre outros.

Além disso, a Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico, também reúne um considerável número de empresas. Com 21 startups associadas atualmente, a incubadora funciona desde 2013 e já apoiou mais de 100 empreendimentos, que estão entre as maiores e mais influentes empresas do ramo da tecnologia no Rio Grande do Norte.