Aluna do Curso Técnico do IMD recebe bolsa de menção honrosa do Google

Mayra Lucena foi classificada como uma das ganhadoras do “Desafio Change the Game do Google!”
04-12-2019 / ASCOM
Premiação Games

A partir do projeto de um jogo que integra empoderamento feminino, diversidade cultural e proteção ambiental, a aluna do Curso Técnico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Mayra Lucena, foi classificada como uma das ganhadoras da bolsa de menção honrosa do “Desafio Change the Game do Google!”.

Promovido pelo Google Play – serviço de oferta digital de aplicativos – o desafio teve por objetivo incentivar a participação feminina no âmbito do desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, contando com a participação de candidatas de todo território nacional. Nesta edição, o tema proposto pelo desafio foi a representatividade feminina na área da computação.

Classificação

Nomeado de Lucy, o projeto de Mayra Lucena, 17 anos, foi classificado como uma das 500 melhores propostas apresentadas no desafio. Como resultado da classificação, a premiação recebida pela aluna consiste em uma bolsa que a permitirá ter acesso a 16 módulos do curso de programação e desenvolvimento de jogos – uma parceira da Google Play com a Alura, empresa brasileira que oferece cursos online na área de Tecnologia da Informação (TI).

“Eu fiquei muito feliz por receber essa menção honrosa. Primeiro porque eu não imaginava ser selecionada. Agora eu vou aproveitar as férias para estudar e aprender mais com esse curso que consegui”, destaca Lucena, que atualmente está finalizando sua formação técnica com ênfase em eletrônica.

Responsável por coordenar a estudante no desenvolvimento do projeto, Carlos Artur Guimarães destaca que a classificação das propostas foi realizada seguindo os seguintes critérios: criatividade, relação do jogo com o tema proposto e análise da ideia – apresentada por meio de um projeto.

Lucy

Praticante de surf, Mayra Lucena explica que a ideia do jogo surgiu enquanto a mesma se dedicava a esse esporte. “Eu me senti muito desafiada com a proposta e, por surfar, pensei em criar um jogo que envolvesse a modalidade”, conta a estudante.

Ambientado em diferentes regiões do mundo, Lucy é um jogo que ensina o personagem – no caso o jogador – a surfar. A cada fase avançada, o player visita uma praia diferente e é recebido por um nativo do lugar, que apresenta aspectos culturais daquela região. Além disso, ao longo da trajetória, o usuário deve identificar regiões com incidência de lixo e realizar a coleta desses resíduos, com o objetivo de ganhar bônus no jogo e preservar o meio ambiente.

“Eu expliquei para o Artur a minha ideia, mas disse que queria trabalhar em um jogo de surf diferente, pois, no mercado, normalmente só se tem personagens homens, ou, quando há mulheres, os jogos são ruins. Além disso, queria um jogo que qualquer pessoa pudesse jogar e se sentir incluída”, conta Mayra Lucena ao explicar que o nome do jogo faz referência à Lucy, fóssil de Australopithecus afarensis considerado como a “primeira mulher”.

GameLab

O jogo proposto por Mayra foi elaborado no âmbito do Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab), iniciativa do IMD que atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação no contexto dos jogos digitais.

Aluna de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no GameLab, Mayra é atualmente orientanda de Carlos Artur e já desenvolveu outros jogos, premiados em eventos como o Desafio GamEdu – olimpíada de desenvolvimento de games educacionais realizada anualmente no IMD.

Para Carlos Artur, que também é coordenador de professores dos cursos técnicos, o reconhecimento obtido pela aluna representa, para o Instituto, uma projeção que ultrapassa o âmbito regional.

“Ter alunos que estão participando e sendo reconhecidos em projetos internacionais de grandes empresas como a Google quebra o regionalismo e nos faz ser mais vistos lá fora. Dessa forma, percebemos que estamos fazendo um trabalho bem alinhado e bem-feito, que está começando a ser reconhecido de várias maneiras”, avalia o orientador.