11 dez 2019/ ASCOM

BioME abre inscrições para mestrado e doutorado em bioinformática

O Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para ingresso em seu programa de pós-graduação. Ao todo, os editais contam com 38 vagas – sendo oito para mestrado e 30 de doutorado.

Os interessados em se candidatar ao mestrado têm até o dia 15 de janeiro para preencher o formulário online de inscrição, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFRN). Já para o doutorado, o cadastramento é de fluxo contínuo, podendo ser feito até julho de 2020 pelo mesmo sistema.

Para se inscrever, o candidato deve ter diploma em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as informações adicionais constam nos editais, disponíveis no SIGAA e também aqui, para download: Edital nº 01/2019 (mestrado) e Edital nº 02/2019 (doutorado).

Mestrado

Das oito vagas disponíveis no certame de mestrado, duas são destinadas a servidores da UFRN interessados em uma das três linhas de pesquisa disponíveis: Produtos e Processos, Genômica e Biologia de Sistemas.

O processo seletivo, que terá início com a homologação das inscrições no dia 20 de janeiro, consistirá em três etapas: aplicação de prova escrita, entrega de carta de apresentação e intenções e avaliação do currículo Lattes. O resultado final da seleção será divulgado no dia 17 de fevereiro.

Doutorado

Para sistematizar o cadastramento de candidatos, a seleção de doutorado com fluxo contínuo seguirá um cronograma específico. Até julho do próximo ano, o processo seletivo acontecerá em três turnos diferentes – o primeiro deles já está aberto e segue até 23 de janeiro de 2020.

O segundo, por sua vez, começará a partir do dia 1º de fevereiro e se encerrará em 20 de março. Por fim, o terceiro turno terá início em abril e seguirá até o dia 5 de maio. O processo seletivo conta com três etapas: avaliação do projeto, apresentação oral e análise de desempenho acadêmico.

Os resultados finais e as matrículas dos aprovados acontecerão nos meses de março, maio e julho, variando de acordo com a data do cadastramento na seleção.

Para obter mais informações, o candidato pode enviar e-mail para o endereço bioinfo@imd.ufrn.br ou ligar para o telefone (84) 3342-2216 (ramal 123).