IMD sedia Workshop Internacional em Neuro-robótica e Desordens Neurais

Área de estudos congrega campos como a Neurociência, Robótica e Inteligência Artificial
22-01-2020 / ASCOM
Evento Bioinformática

Com intuito de debater sobre como estudos clínicos auxiliados por campos de pesquisa relacionados à Informática e à Neurociência podem auxiliar em doenças como Parkinson e Autismo, foi realizado na tarde desta quarta-feira (22) o Workshop Internacional em Neuro-robótica e Desordens Neurais (International Workshop on Neurorobotics and Neural Disords).

O evento aconteceu na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e foi uma promoção do projeto “Neuro4PD: Neurorobotics model of Parkinson’s Disease”, constituído por uma parceria entre instituições do Brasil e do Reino Unido. O workshop em Natal contou com a organização local do professor do Programa de Pós-graduação em Bioinformática do IMD Renan Moioli.

O evento teve a participação de cerca de 40 estudantes e professores de Bioinformática e áreas afins, tendo sua abertura realizada pelo docente Renan Moioli. “O projeto é interdisciplinar e envolve instituições como a própria a UFRN, no Brasil, além da Royal Society e o Newton Fund, no Reino Unido”, explicou ele.

Dentre as palestras apresentadas no evento, esteve a intitulada “Pathophysiology of Parkinson´s Disease”, ministrada pelo professor do Departamento de Medicina Integrada da UFRN, Clecio de Oliveira Medeiros Júnior, e "The Robot Assisted Therapy for Autism", do professor do Centro de Robótica de Endinburgo, Frank Broz.

A Neuro-robótica é um campo de estudos que combina a Neurociência, a Robótica e a Inteligência Artificial. Ao ser capaz de simular determinados padrões de funcionamento cerebral em máquinas, a Neuro-robótica contribui para a compreensão e o desenvolvimento de tratamentos relacionados a doenças neurológicas.