IMD sedia evento sobre internacionalização da formação no Ensino Superior

Seminário é promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN)
02-03-2020 / ASCOM
Evento Seminário

Debater as oportunidades e modelos de internacionalização no Ensino Universitário: esse é objetivo de um seminário que está sendo organizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), em parceria com o Internacional Council for Open and Distance Educacion (ICDE).

O evento acontece entre os dias 11 e 13 de março, no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e intitula-se “Seminário Integrado LAIS/ICDE de Internacionalização da Formação no Ensino Superior: desafios e oportunidades na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida”.

Ao todo, serão dispostas 120 vagas para o evento, que devem ser preenchidas mediante inscrição prévia realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmicas (Sigaa) da UFRN, disponível neste link.

Interdisciplinar, o seminário tem como foco promover uma reflexão acerca do trabalho de cooperação técnica e parcerias, nacionais e internacionais, com foco para a formação humana na área da saúde, destinando-se a alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores da UFRN, além de gestores universitários e servidores técnico-administrativos.

O evento ainda conta com o apoio do IMD e da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN.

Programação

Concentrando sua programação no turno noturno durante os três dias, o seminário traz uma série de palestras e também os “Cafés com Ideias”, momentos que contarão com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais – envolvidos em trabalhos sobre políticas e práticas na educação superior – para discutirem os principais temas do evento.

No primeiro dia ocorrerá uma exposição para marcar a abertura do seminário, a partir das 18h30, feita pelo reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz. Em seguida, a secretária-geral do ICDE, Torunn Gjelsvik, conduzirá a primeira palestra do seminário, com tema "ICDE: A Global Facilitator for Inclusive, Flexible, Quality Education", seguida pelo “Café com Ideias”, mediado pelo coordenador do LAIS, Ricardo Valentim.

O segundo dia do seminário segue com a palestra “ICDE Events: A Plataform for Addressing Global Challenges Together: Creating personal connections for capacity building”, presidida pela coordenadora de Eventos e de Comunicação do ICDE, Caroline Seville, e sequenciada pelo “Café com Ideias” mediado pela docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Cristine Gusmão.

Já o último dia de evento terá uma exposição realizada pelo diretor-geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, seguida pelo “Café com Ideias” conduzido pela secretária de Educação a Distância da UFRN, professora Maria Carmem Freire Rêgo.

A programação completa, com os nomes dos demais convidados e horários, também pode ser conferida por meio do arquivo ou na área de eventos do Sigaa.