Programa de pós-graduação em tecnologias educacionais terá aula inaugural nesta sexta-feira

Evento discutirá impacto social da produção científica e contará com palestra de pesquisador do MEC
03-03-2020 / ASCOM
Evento Pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizará, na sexta-feira (06), às 14h, sua aula inaugural 2020.

O evento, que acontecerá no auditório B205 e será aberto ao público interno e externo do IMD, contará com a apresentação “Da Pesquisa à Inovação em Informática na Educação: Aproximando a Contribuição Científica do Impacto Social”, ministrado pelo professor Ig Ilbert Santana, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Todos os anos, o PPgITE realiza uma aula inaugural, momento em que são debatidos uma série de temas que despertam o interesse de seus alunos.

“Nosso intuito é trazer palestrantes renomados na área das tecnologias educacionais, pessoas que, pelo seu trabalho, prospectem conteúdos interessantes ao público”, conta Charles Madeira, coordenador do PPgITE.

Este ano, o tema central do evento será a importância do impacto social gerado por pesquisas científicas.

“Essa é uma discussão bastante relevante, uma vez que o novo modelo da CAPES para avaliação de programas de pós-graduação, que será utilizado no início do próximo ano, terá ‘Impacto Social’ como um dos seus três quesitos principais”, aponta Charles Madeira,

Sobre o palestrante

Docente com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ig Ibert Santana é atualmente um dos responsáveis pela Plataforma Evidências, do Ministério da Educação (MEC), sistema criado especificamente para o cadastramento online de tecnologias voltadas à educação.

Também já atuou, desde 2009, com a criação de um modelo teórico e computacional para a construção de sistemas educacionais de TI baseados em Web Semântica.

Ao longo de sua carreira, o docente já foi cofundador de uma série de spin-offs premiadas, dentre elas a Eveduc – empresa do ramo de tecnologias educativas – e Linked Knowledge, do ramo de tecnologias semânticas.