Aula inaugural do PPgITE tem palestra com pesquisador renomado em tecnologias educacionais

Apresentação de Ig Bittencourt abordou impacto social em pesquisas acadêmicas
09-03-2020 / ASCOM
Evento Pós-graduação

Para dar início a suas atividades acadêmicas e recepcionar seus novos estudantes, o Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou, na última sexta-feira (6), sua aula inaugural.

O evento – que reuniu alunos, professores e membros da direção do Instituto e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN – promoveu uma série de discussões sobre inovação e impacto social, conduzidas pelo professor Ig Bittencourt, professor da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e pesquisador renomado na área de tecnologias educacionais.

“Todos os anos fazemos uma aula inaugural, momentos de debate sobre temas interessantes. O assunto deste ano foi bastante relevante, uma vez que o novo modelo da CAPES para avaliação de programas de pós-graduação, que será utilizado no início do próximo ano, terá ‘Impacto Social’ como um dos seus quesitos principais”, aponta Charles Madeira, coordenador do PPgITE.

Com a nova turma, o programa, criado em 2016, conta com 96 alunos, engajados na criação de novas soluções e projetos de pesquisa voltados à otimização do ensino por meio da tecnologia.

Além de docentes e dos ingressantes, participaram do evento o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo.

Apresentação

Intitulada “Da Pesquisa à Inovação em Informática na Educação: Aproximando a Contribuição Científica do Impacto Social”, a palestra de Ig Bittencourt teve início com a apresentação de toda sua trajetória acadêmica, abordando desde a graduação até o mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Na ocasião, o professor aproveitou para falar sobre sua motivação de criar novas soluções que impactassem o ensino do Brasil. Também foram abordados os desafios para se fazer pesquisa e como eles podem ser contornados por meio da dedicação.

“Uma maneira de seguir carreira acadêmica de modo mais interessante é participar de eventos internacionais. Além de conhecer lugares novos, você pode concorrer a prêmios e isso é muito positivo”, aconselhou Ig Bittencourt.

Em seguida, o pesquisador falou sobre a importância do fator social nas pesquisas e empreendimentos e comentou como ele contribuiu com formações humanizadas e que impactassem, de fato, a sociedade.

Cases

Sobre este assunto, Ig Bittencourt – cofundador de uma série de spin-offs reconhecidas a nível nacional – apresentou alguns de seus cases de sucesso, destacando a startup Meu Tutor, empresa responsável pela criação, em 2014, de uma plataforma online que auxiliou o aprendizado e ensino de mais de 30 mil usuários no Brasil.

Conforme apresentado pelo docente, a solução (de mesmo nome da empresa) reuniu, até o seu encerramento, elementos de games para ajudar milhares de alunos e professores a estudar e ensinar melhor, por meio de questões online, rankings, pontuações, entre outros elementos.

“Foi uma ferramenta útil inclusive para pesquisas: criamos um banco de dados considerável que nos permitiu inferir informações sobre modelagem do usuário, gamificação e análise de perfis, além de gerar indicadores escolares”, comentou Bittencourt. A empresa chegou a ser avaliada em R$ 16 milhões.

Projetos

Após alcançar resultados positivos com a plataforma Meu Tutor, Ig Bittencourt conta que, graças ao apoio de outros pesquisadores da área de tecnologias educacionais, foi possível criar uma série de novos projetos, soluções que prometem otimizar o aprendizado e o ensino escolar no Brasil.

Uma delas diz respeito a uma tecnologia – ainda em desenvolvimento – que objetiva fazer a correção automática de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“É uma proposta que está sendo discutida com o Ministério da Educação (MEC) que será capaz de reduzir 50% dos gastos com correção de textos. Além disso, com a ferramenta, será possível que os resultados do Exame sejam publicados em bem menos tempo”, argumenta Bittencourt.

Além desse, o docente também apresentou uma série de outros projetos educacionais que estão sendo desenvolvidos por ele por outros pesquisadores associados ao MEC. Quanto a este, Ig Bittencourt também responde pela Plataforma Evidências, sistema criado para o cadastramento online de novas tecnologias educacionais.