19 mai 2020/ ASCOM

Grupo integrado por aluno do IMD vence competição nacional de tecnologias contra Covid-19

Após semanas de esforço e dedicação em estudos tecnológicos, a equipe “Cura Espacial”, grupo de estudantes do Ensino Médio do qual faz parte Sidney Pedro Pinto – aluno do Curso Técnico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – conquistou o primeiro lugar no I Hackathon sobre Covid-19 nas Atividades Espaciais, realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O evento, encerrado na última semana, teve como principal objetivo a elaboração de soluções tecnológicas para mitigar impactos causados pelo novo Coronavírus nas atividades espaciais. No caso do grupo Cura Espacial, foi desenvolvido um protótipo móvel de desinfecção de ambientes e objetos aplicável em lugares com ou sem energia elétrica.

Além de Sidney Pedro – que cursa o Ensino Médio no Complexo Educacional Contemporâneo compõem a equipe outros quatro colegas, matriculados no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os estudantes receberam orientações do professor Rodrigo Siqueira, também do IFRN.

Hackathon

Pensado especialmente para o desenvolvimento de soluções voltadas ao combate do novo Coronavírus, o hackathon contou com a participação de 27 equipes, oriundas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

O grupo Cura Espacial venceu a competição na categoria “Desafio Maker” ao construir o protótipo para desinfecção utilizando materiais como caixa de papelão, lâmpada UV, plástico reflexivo e baterias.

Google

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Sidney Pedro Pinto, com apenas 15 anos, detém o título de Tutor Google Internacional. O reconhecimento foi alcançado após o aluno se submeter a um exame no Google Brasil, em São Paulo.

Na ocasião, ele teve de responder a uma série de questões, que foram aplicadas via videochamada por profissionais lotados na principal sede do Google, situada nos Estados Unidos. Sidney Pedro também porta o título de “Tutor Google do Colégio Contemporâneo”.