Empresa QuarkClinic oferece soluções para facilitar a vida de clínicas médicas e pacientes durante a pandemia

Plataforma contempla desde prontuário eletrônico até emissão de receitas e requisições digitais
20-05-2020 / ASCOM
Tecnologia Inovação

A empresa ESIG Software, que faz parte do Parque Tecnológico Metrópole Digital, lançou uma empresa spin-off, a QuarkClinic , que tem atuado no desenvolvimento de várias ferramentas tecnológicas que facilitam a vida dos seus usuários neste período de pandemia de Coronavírus, sejam eles clínicas médicas ou sejam diretamente médicos e pacientes.

Essas soluções estão concentradas na plataforma que leva o mesmo nome da empresa, QuarkClinic, e englobam um módulo de telemedicina integrado ao prontuário, possibilitando que os profissionais de saúde adotem medidas restritivas, visando o distanciamento social, ao mesmo tempo em que possam continuar a dar assistência aos seus pacientes.

Dentro da plataforma, foi contemplado um módulo com a funcionalidade da assinatura digital, proporcionando a autenticação à distância de documentos médicos, como receituário, solicitação de exames e atestados.

Além disso, foi desenvolvido e disponibilizado outro módulo, o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), para facilitar/automatizar a comunicação com o usuário.

Isso foi possível devido à regulamentação da telemedicina no Brasil, feita pelo Conselho Federal de Medicina, para ajudar no combate ao Covid-19. O QuarkClinic lançou a possibilidade de teleatendimento dentro do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), via videoconferência e 100% integrado ao sistema.

Desta maneira, os médicos atendem os seus pacientes e visualizam, em uma única tela, a videoconferência, a sala de espera e o histórico das consultas anteriores. Com isso, todas as informações dos agendamentos e atendimentos ficam centralizados em um único lugar para o profissional.

Assinatura Digital

A autenticação dos documentos digitais emitidos pelo QuarkClinic – como é o caso de prontuário, prescrição eletrônica, e atestados – é possível devido à assinatura feita digitalmente, via certificado. Isto é realizado através de uma parceria com a Certificadora Soluti, prezando sempre pela segurança e autenticidade dos documentos emitidos.

Já a prescrição digital foi viabilizada por meio da integração com a plataforma MEMED, mantida por uma startup que leva o mesmo nome, e que possibilita, dentre outras funcionalidades, que o profissional de saúde emita as receitas a partir de um banco de dados com mais de 60 mil medicamentos cadastrados.

Assim, o paciente recebe a prescrição de forma rápida, via SMS, também podendo ser enviada, via PDF, por e-mail. A receita digital (via SMS) é aceita para a compra de medicamentos diretamente nas farmácias, eliminando a necessidade de levar a receita impressa - exceto medicamentos tipo B, que ainda exigem a cópia física, conforme normativa da Anvisa.