IMD faz apresentação de planejamento de aulas telepresenciais para seu corpo de alunos

Evento aconteceu por meio de live; dúvidas e propostas podem ser enviadas através de formulário
22-05-2020 / ASCOM
Curso Técnico Pós-Graduação BTI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou uma live na manhã de ontem (21), via Youtube, dirigida para seu corpo de alunos, com o objetivo de apresentar e receber contribuições para o planejamento de aulas telepresenciais, que está em fase de elaboração. O evento contou com a participação de centenas de pessoas ao longo de sua duração, está disponível no canal do IMD e já teve mais de 2 mil visualizações.

Além dos questionamentos respondidos no momento, também foi disponibilizado, na descrição do vídeo, este formulário, para que os estudantes se manifestem sobre o tema e tirem dúvidas sobre a proposta que vem sendo construída. As respostas serão divulgadas na próxima semana no formato de FAQ (Frequently Asked Questions), por meio do site e das redes sociais do IMD.

O diretor de ensino do Instituto, Daniel Sabino, conta que a proposta vem sendo debatida com vários setores do IMD, como já ocorreu com seu corpo docente e demais colaboradores, e informa que a comissão responsável pela sua elaboração passará a contar com representação dos alunos e de mais setores do Instituto. Além disso, seu futuro trâmite ainda vai depender da aprovação de conselhos superiores, que também possuem representantes dos discentes e docentes da UFRN.

Em linhas gerais, a proposta prevê, em um primeiro momento, a utilização do ensino remoto e, posteriormente e quando for possível – levando-se em consideração uma melhora significativa do quadro da pandemia e todas as medidas de segurança necessárias –, um modelo híbrido, que também envolva aulas presenciais.

Adesão

Daniel Sabino ressalta, no entanto, que tais medidas serão tomadas por meio de adesão. “A proposta é que uma turma só passe para o modelo de ensino remoto se houver a concordância do professor e de 100% dos alunos”, explica ele. Ainda segundo o diretor de ensino, a proposta também prevê o fornecimento de infraestrutura para os estudantes que necessitem, como é o caso do empréstimo de computadores e fornecimento de acesso à internet. Tais ações também devem ter a aprovação prévia da administração central da UFRN.

Ao avaliar o evento, Daniel Sabino o considerou extremamente positivo, tanto pelo número de participantes, como pelas propostas feitas no momento. “Vamos agregar várias ideias sugeridas durante muitas das dúvidas e propostas já estavam contempladas no planejamento, como expliquei aos participantes. Além disso, acredito que muitas perguntas foram feitas como uma forma dos estudantes enfatizarem suas preocupações, o que é natural neste momento pelo qual passamos.”

De acordo com um cronograma inicial, que leva em consideração a aprovação da proposta em instâncias internas do IMD e também da administração central da UFRN, a previsão é que as aulas telepresenciais possam ser iniciadas em meados de junho.