10 jun 2020/ ASCOM

IMD abre inscrições para mais 2.200 vagas para cursos online gratuitos do Programa Novas Caminhos

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu hoje (10) as inscrições para novas turmas dos cursos online gratuitos que estão sendo ofertados por meio do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, são disponibilizadas 2.200 vagas para três formações na área de Tecnologia da Informação (TI): Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Programador Web; e Programador de Dispositivos Móveis.

As inscrições, que devem ser feitas por meio do site do programa, seguem abertas até o próximo dia 21 de junho e a seleção será feita mediante sorteio, cujo resultado será divulgado no dia 22 de junho. Já a confirmação das inscrições se dará entre 23 e 25 deste mesmo mês e o início das aulas no dia 30 de junho.

As vagas serão distribuídas nos seguintes quantitativos: 800 delas para Programador Web; mais 800 para Programador de Dispositivos Móveis; e 600 para Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. A carga horária varia de 200 horas a 240 horas, de acordo com o curso. Todas as aulas acontecerão online, em virtude da pandemia de Coronavírus (Covid-19).

O Novos Caminhos é uma iniciativa que oferece formação para qualquer pessoa que tenha a qualificação exigida (Ensino Fundamental I ou II completo). Idealizado para atender às demandas profissionais do mercado, o programa visa formar o profissional do futuro, atendendo a necessidades por conhecimentos técnicos em diferentes áreas.

Além dos cursos do IMD, a UFRN também oferece pelo Novos Caminhos, formação online em áreas como Agricultura, Agropecuária e Agroindústria, além de informática para redes de computadores. A relação dos cursos está disponível no site do programa.