17 jul 2020/ ASCOM

MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação abre inscrições

Fruto de parceria internacional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e projetos desenvolvidos por instituições da União Europeia, o MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação – que promoverá aulas online com professores renomados de diversas universidades ao redor do mundo – iniciará seu período de inscrição nesta segunda-feira (20).

O processo seletivo, cujo formulário de inscrição é acessível por meio do link (busca por "MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação"), conta com 30 vagas para demanda pública e três adicionais para servidores da UFRN. O período para se inscrever segue até o dia 20 de agosto e a seletiva acontecerá por meio de análise curricular e carta de intenção do candidato. O valor da inscrição é de R$ 50.

O MBA é decorrente de uma cooperação da Universidade com o Technology and Innovation Management Master (EULA-GTEC), e por meio de um projeto de pesquisa financiado pela União Europeia, o “H2020 Erasmus+”. O principal objetivo do curso é promover formação avançada de gestores em Tecnologia e Inovação, de modo a cobrir lacunas em âmbito empresarial relacionadas a fatores sistêmicos com causas circulares.

Formação

Para formação do Gestor em Tecnologia e Inovação, o MBA foca na expertise adquirida de como identificar o gerenciamento de tecnologia no nível da empresa, particularmente as pequenas e médias, promovendo a capacidade do gestor de lidar com gargalos no processo de desenvolvimento.

Além disso, o curso promoverá discussões e ensinamentos sobre como enfrentar os desafios voltados a relacionamentos inovadores e como identificar oportunidades de produtos emergentes, não apenas de setores tradicionais, mas também de campos como Nanotecnologia, Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicações.

Para isso, o MBA contempla uma matriz curricular inovadora para o seu contexto, por meio da oferta de 22 disciplinas ao todo, sendo 15 obrigatórias e 7 optativas, divididas em 4 ciclos.

Serão ofertadas formações sobre tecnologias emergentes no contexto de Indústria 4.0, marketing de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), gestão da inovação, entre outras áreas. Para cursar o MBA, o aluno deverá pagar uma mensalidade de R$ 450.

Docentes

Em âmbito local, o curso é organizado por docentes do Instituto Metrópole Digital (IMD), do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), do Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD) e do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC).

Além da UFRN, o MBA incluirá instituições como a Universidad Autónoma de Barcelona, Università Di Bologna, Aix-Marseille Université e Instituto Universitário de Lisboa. Além destes, também tomarão parte, no âmbito da América Latina, a USP, Universidad Nacional de Mar del Plata, Universidad Nacional de Luján, Pontificia Universidad Católica de Perú e Universidad Peruana Cayetano Heredia.

Docentes da UFRN ficarão responsáveis por ministrar duas das disciplinas, além de realizar, junto a professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a tutoria local dos estudantes.

Diplomação

A diplomação é outro aspecto inovador, já que, apesar do aluno ser certificado pela UFRN como MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação, sua abrangência abrirá possibilidade de revalidação em qualquer instituição do consórcio EULA-GTEC, com titulação local (de acordo com suas políticas locais e titulação ofertada).

O EULA-GTEC é um projeto de pesquisa coordenado pela Universidade Nacional de Luján (UnLu), na Argentina, financiado pelo framework H2020 da União Europeia e com realização no âmbito do programa da União Europeia de incentivo à educação (Erasmus+).

O consórcio é composto por instituições de Portugal, Espanha, Peru, França, Itália, Argentina e Brasil. O EULA-GETEC prevê a instalação, em todo o mundo, de pós-graduações voltadas à gestão em novas tecnologias, com realização simultânea em rede, e diplomação internacional. Mais informações estão disponíveis no site oficial.