IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

17 jul 2020/ ASCOM

MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação abre inscrições

Fruto de parceria internacional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e projetos desenvolvidos por instituições da União Europeia, o MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação – que promoverá aulas online com professores renomados de diversas universidades ao redor do mundo – iniciará seu período de inscrição nesta segunda-feira (20).

 

O processo seletivo, cujo formulário de inscrição é acessível por meio do link (busca por "MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação"), conta com 30 vagas para demanda pública e três adicionais para servidores da UFRN. O período para se inscrever segue até o dia 20 de agosto e a seletiva acontecerá por meio de análise curricular e carta de intenção do candidato. O valor da inscrição é de R$ 50.

 

O MBA é decorrente de uma cooperação da Universidade com o Technology and Innovation Management Master (EULA-GTEC), e por meio de um projeto de pesquisa financiado pela União Europeia, o “H2020 Erasmus+”. O principal objetivo do curso é promover formação avançada de gestores em Tecnologia e Inovação, de modo a cobrir lacunas em âmbito empresarial relacionadas a fatores sistêmicos com causas circulares.

 

Formação

 

Para formação do Gestor em Tecnologia e Inovação, o MBA foca na expertise adquirida de como identificar o gerenciamento de tecnologia no nível da empresa, particularmente as pequenas e médias, promovendo a capacidade do gestor de lidar com gargalos no processo de desenvolvimento.

 

Além disso, o curso promoverá discussões e ensinamentos sobre como enfrentar os desafios voltados a relacionamentos inovadores e como identificar oportunidades de produtos emergentes, não apenas de setores tradicionais, mas também de campos como Nanotecnologia, Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicações.

 

Para isso, o MBA contempla uma matriz curricular inovadora para o seu contexto, por meio da oferta de 22 disciplinas ao todo, sendo 15 obrigatórias e 7 optativas, divididas em 4 ciclos.

 

Serão ofertadas formações sobre tecnologias emergentes no contexto de Indústria 4.0, marketing de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), gestão da inovação, entre outras áreas. Para cursar o MBA, o aluno deverá pagar uma mensalidade de R$ 450.

 

Docentes

 

Em âmbito local, o curso é organizado por docentes do Instituto Metrópole Digital (IMD), do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), do Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD) e do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC).

 

Além da UFRN, o MBA incluirá instituições como a Universidad Autónoma de Barcelona, Università Di Bologna, Aix-Marseille Université e Instituto Universitário de Lisboa. Além destes, também tomarão parte, no âmbito da América Latina, a USP, Universidad Nacional de Mar del Plata, Universidad Nacional de Luján, Pontificia Universidad Católica de Perú e Universidad Peruana Cayetano Heredia.

 

Docentes da UFRN ficarão responsáveis por ministrar duas das disciplinas, além de realizar, junto a professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a tutoria local dos estudantes.

 

Diplomação


A diplomação é outro aspecto inovador, já que, apesar do aluno ser certificado pela UFRN como MBA em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação, sua abrangência abrirá possibilidade de revalidação em qualquer instituição do consórcio EULA-GTEC, com titulação local (de acordo com suas políticas locais e titulação ofertada).


O EULA-GTEC é um projeto de pesquisa coordenado pela Universidade Nacional de Luján (UnLu), na Argentina, financiado pelo framework H2020 da União Europeia e com realização no âmbito do programa da União Europeia de incentivo à educação (Erasmus+).


O consórcio é composto por instituições de Portugal, Espanha, Peru, França, Itália, Argentina e Brasil. O EULA-GETEC prevê a instalação, em todo o mundo, de pós-graduações voltadas à gestão em novas tecnologias, com realização simultânea em rede, e diplomação internacional. Mais informações estão disponíveis no site oficial.

Outras Notícias

16 jul 2020 por
ASCOM

Alunos do PPgITE desenvolvem conteúdo didático sobre tecnologias digitais para professores

Material serve de guia para docentes do ensino fundamental que lecionam Língua Portuguesa


TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | PPGITE
17 jul 2020 por
ASCOM

Resolução do BTI modifica contabilização de carga horária para atividades complementares

Documento amplia a contagem de horas ao considerar atividades online durante a pandemia


UFRN | BTI