Empresa da Inova Metrópole é contratada pelo programa Centelha

Game Mind participou da seleção com projeto de jogos online para ensino da Matemática

Com um projeto inovador sobre tecnologias educacionais, a startup Game Mind vinculada à Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital – encontra-se em processo de contratação no programa Centelha Rio Grande do Norte, iniciativa que visa fomentar a criação de empreendimentos inovadores no estado, além de estimular a cultura empreendedora.

 

Realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em conjunto com o Sebrae-RN, o programa Centelha divulgou o seu resultado final no mês de junho, classificando, dentre os 536 projetos submetidos, os 15 melhores avaliados, que, juntos, receberão um aporte financeiro de R$ 800 mil.

 

Classificada em 2º lugar, a Game Mind está em fase de formalização junto ao programa e receberá subvenção econômica de R$ 53,3 mil (valor máximo concedido por proposta), a ser destinada a ações de impulsionamento da startup.

 

Além disso, durante doze meses após a contratação, a empresa receberá um acompanhamento e avaliação de seu projeto, o que inclui capacitações para alavancar o seu negócio (promovidas pelo Sebrae-RN), ampliação de networking, divulgação da empresa, entre outros.

 

Avaliação

 

Para a gerente executiva da Inova Metrópole, Iris Pimenta, iniciativas como o Centelha exercem um estímulo importante para projetos empreendedores que estão em fase inicial, tendo em vista que muitos deles ainda não têm faturamento.

 

Para a Inova, ter um projeto aprovado em um edital como esse é uma satisfação enorme, porque estamos de fato integrando academia e empreendedorismo, além de incentivar a inserção de projetos em editais de fomento. Então, para nós, é bem interessante nesse sentido, de integrar todos os fatores”, afirma a gerente.

 

Ao longo de meses, a incubadora promoveu capacitações com assessorias técnicas específicas para o programa Centelha, com o intuito de preparar suas empresas e startups para a seletiva.

 

Impacto Social

 

Pré-incubada na Inova Metrópole desde o início deste ano, a Game Mind atua por meio de uma plataforma online inovadora para o ensino e aprendizagem da Matemática, na qual estão dispostos jogos digitais que demonstram, na prática e de forma lúdica, como os conceitos se apresentam no mundo real por meio dos cenários simulados no ambiente virtual.

 

O gestor estratégico da empresa, Charles Madeira, considera que o resultado positivo da seleção afirma a competência que a startup vem assumindo em menos de um ano de fundação.

 

A aprovação demonstra que nossa empresa apresenta um forte potencial, além de impacto econômico, social e educacional. Os recursos de subvenção econômica ajudarão a alavancar o desenvolvimento do produto para que o mesmo possa ser disponibilizado no mercado mais rapidamente”, afirma Madeira, que também é professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) na área de Tecnologia Educacionais.