IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

29 jul 2020/ ASCOM

Talento Metrópole publicará conteúdos online para disseminação de conhecimento científico

De maneira a contribuir com a produção e propagação do conhecimento científico, alunos do Talento Metrópole – iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada na educação de jovens com altas habilidades / superdotação farão, a partir de agosto, uma série de publicações de caráter educativo relacionada à Tecnologia da Informação (TI).

A proposta, segundo a coordenadora do Talento, professora Izabel Hazin, é dividida por temáticas, que irão abranger uma série de assuntos para discussão e formação do público, dividindo-se em três frentes principais: a produção de podcasts, vídeos informativos e cursos online.

Todos os conteúdos serão produzidos, desde o planejamento até a edição final, por alunos do Talento Metrópole, que hoje reúne estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Programação

Para atingir seu objetivo principal, o projeto contará com uma programação diversificada. Segundo Hazin, os podcasts, por exemplo, seguirão a temática “TI em Lugares e Áreas Inusitadas”, contribuindo com debates sobre como a tecnologia está inserida, ainda que imperceptivelmente, em espaços comuns da sociedade.

Desse modo, o primeiro conteúdo em áudio promoverá debates sobre a relação da tecnologia com a música, momento que contará com a participação de professores universitários de ambas as áreas.

A iniciativa também contemplará conteúdos que apresentarão diversos laboratórios da UFRN – como o de prototipagem do IMD – além de reunir entrevistas com profissionais e pesquisadores e oferecer cursos virtuais.

Quanto a estes, está previsto o lançamento de duas formações gratuitas: uma para ensinar pequenos empreendedores a criar sites para apresentação de seus negócios usando HTML, CSS e JavaScript e outro para preparação de candidatos para Olimpíadas de Informática.

A previsão é que os conteúdos sejam publicados ao longo das semanas de agosto, conforme a finalização de cada peça, e estarão disponíveis em plataformas como YouTube, Spotify, Dicord, Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outras. Conforme os produtos forem lançados, haverá divulgação nas redes sociais e no portal do IMD.

Sociedade

Conforme explica Izabel Hazin, a iniciativa reflete a preocupação do Talento Metrópole em contribuir para a disseminação da ciência e apoiar a sociedade através do conhecimento e inovação.

Sempre buscamos fazer atividades como essas, de caráter social. Participamos de pesquisas científicas e ações junto ao Hospital Infantil Varela Santiago, por exemplo, e contribuímos com a produção de tecnologias de promoção à saúde e de inserção social de pessoas com deficiência”, destaca a professora.

Outras Notícias

07 jul 2020 por
ASCOM

Obama implementa em seu site funcionalidades para pessoas com deficiências

Iniciativa visa oferecer acessibilidade às pessoas com deficiências auditivas e visuais


TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | OBAMA | INCLUSÃO DIGITAL
16 abr 2020 por
ASCOM

Covid-19/ Professores da UFRN avaliam isolamento social durante quarentena

Grupo formado por docentes do IMD e outros departamentos analisam movimentação social em todo o país


TI | INOVAÇÃO