Parque Metrópole comemora aniversário com live e apresenta seu novo mapa de abrangência

Evento também marcou aniversário da Inova Metrópole e contou com palestra do professor Rafael Aroca
06-08-2020 / ASCOM
Evento Inova Parque Tecnológico

Para comemorar o seu aniversário de três anos e os sete anos de sua incubadora, a Inova Metrópole, o Parque Tecnológico Metrópole Digital realizou ontem (5) uma live no YouTube que apresentou o seu novo mapa geográfico, agora quatro vezes maior. O evento também reuniu empresários, estudantes e colaboradores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) para uma noite de discussões sobre inovação e empreendedorismo.

Conduzido pelo diretor do Parque, Rodrigo Romão, e pela gerente executiva da Inova, professora Iris Pimenta, o evento aconteceu às 18h e está disponível no canal do YouTube do Parque. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados alcançados pelos órgãos, bem como os detalhes sobre a nova delimitação geográfica do Parque Tecnológico.

Novo mapa

Com o novo decreto – aprovado pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcit), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento (Sempla) – a área do Parque Tecnológico passa de 4,74 km² para 16,7 km².

“Antes poderíamos ter uma área geográfica com um raio de até 1,5 km a partir do IMD, mas o nosso mapa era inferior a isso. Com a expansão, passamos a preencher 100% de um raio que agora é de 2 km. Foi uma ampliação bem significativa e praticamente quadruplicamos de tamanho”, aponta Rodrigo Romão.

A ampliação permitiu à área geográfica abranger, em todo ou em parte, sete bairros de Natal (RN), além do Campus Universitário.

Segundo o diretor, a expansão é necessária, dentre outros motivos, pelo fato da antiga área ser predominantemente residencial e, com sua maior abrangência, será possibilitada a inclusão de centros empresariais já existentes na região. Isso, por sua vez, facilitará o ingresso de novas empresas, tanto do Rio Grande do Norte como de outros estados.

Cada empreendimento credenciado ao Parque Tecnológico recebe – além de incentivos fiscais em ISS, IPTU, ITIV e ICMS – benefícios como serviços de Tecnologia da Informação (TI), acesso à infraestrutura física e computacional do IMD, oferecimento de soluções em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e capacitações sob demanda.

Resultados

A live também contou a apresentação dos principais resultados alcançados pelo ecossistema de empreendedorismo e inovação do IMD. Ao longo de seus sete anos de existência, a Inova Metrópole já apoiou mais de 150 empreendimentos tecnológicos. Atualmente, a incubadora responde por 23 startups, vinculadas tanto ao seu programa de pré-incubação como de incubação de empresas.

“Abrangemos empresas nos mais variados estágios de maturação, desde aqueles projetos que estão em fase de ideação até negócios com CNPJ e que precisam amadurecer sua atuação no mercado. Há espaço para todos e, inclusive, lançaremos mais um edital de incubação em breve”, comentou a gerente Iris Pimenta.

Quanto ao Parque Tecnológico, a apresentação esboçou seus principais números: atualmente 55 empresas estão credenciadas ao seu ecossistema e respondem pela oferta de aproximadamente 800 postos de trabalho.

Para as empresas que passar agora a estarem incluídas do novo espaço geográfico, Rodrigo Romão enfatiza: “se desenvolvem tecnologia, são fortes candidatas a participarem do nosso credenciamento”. Basta o usuário acessar nosso site para saber mais, submeter a documentação e contatar a equipe do Metrópole Digital para dar início ao processo de cadastro.

Palestra

O encontro virtual também contou com a palestra “Transformando a sociedade através da Inovação: dicas de como inovar com segurança”, apresentada pelo professor Rafael Aroca, que foi o primeiro gerente executivo da Inova Metrópole e atualmente dirige a Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

O docente enfatizou, em sua exposição, como pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia podem fazer inovação de modo “seguro”, ou seja, sem riscos de ter seu negócio burlado por diferentes brechas legais.

Nesse contexto, ele discorreu sobre a importância do registro de patentes, que, segundo Aroca, trata-se de uma ferramenta de proteção para todo empreendedor, pois garante retornos seguros decorrentes do investimento inicial de seus criadores.

O docente também ensinou o caminho para criar uma patente e sugeriu formas de como obter lucro com ela. “Isso, inclusive, se relaciona com o sucesso de uma startup, que, só por ter uma invenção cadastrada e reconhecida, agrega um valor de mercado maior”, aponta Rafael Aroca.

O professor ainda debateu sobre a acessibilidade cada vez maior da TI nos espaços acadêmicos e a importância do estudo de anterioridade que deve ser feito antes da criação de qualquer negócio inovador, citando a importância do IMD, do Parque e a da Inova nesse contexto.