Com expansão, Parque Metrópole Digital credencia mais seis empresas de tecnologia

Mesmo em pandemia, polo tecnológico credencia cinco empresas potiguares e uma instituição baiana

Iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Parque Tecnológico, principal polo de empreendedorismo em tecnologia do RN, fechou o mês de agosto e inicia setembro com mais seis instituições credenciadas. O número é reflexo do fortalecimento da iniciativa, decorrente, dentre outros fatores, da ampliação de sua área geográfica ocorrida no último mês.

 

O catálogo das novas empresas credenciadas, que atuam principalmente no mercado de desenvolvimento de softwares e sistemas, abrange a 2Ti Soluções, Interativa Digital, Technine, Linconet, Evolux Sistemas e Laniaq, empresa oriunda do estado da Bahia.

 

Segundo o diretor do Parque Metrópole Digital, Rodrigo Romão, as empresas foram alcançadas pelo trabalho de prospecção da equipe, que mapeia dezenas de instituições localizadas dentro do perímetro do polo tecnológico.

 

Ainda estamos fazendo esse estudo, mas, até o momento, após expandirmos recentemente o nosso perímetro, temos 60 empresas no radar, ou seja, 60 instituições de Natal que são fortes candidatas para participar do nosso programa de credenciamento”, comenta Romão.

 

Alcance

 

A expansão do Parque Tecnológico representa não apenas um crescimento em seu território – que no último mês passou de 4,7 km² para 16,7 km² – mas reflete também o alcance de empreendimentos em diversas localidades do Brasil.

 

Esse é o caso da Laniaq, instituição antes sediada em Salvador (BA) que mudou-se para Natal e credenciou-se ao Parque Metrópole na última semana. A empresa – especializada em defesa e inteligência, sistemas customizados, tecnologias para óleo e gás, entre outras áreas – é, segundo a assessora de articulação Viviane Freitas, a primeira instituição oriunda de outro estado a mudar-se para a capital encorajada especialmente pelo programa de credenciamento.

 

Prospectar e atrair empresas de outros estados significa dizer que o nosso Parque está oferecendo condições competitivas, o que é bom tanto para nós – que conseguimos números e visibilidade – como para o estado, que passa a ser visto como um lugar propício para o surgimento e fortalecimento de negócios”, comenta Rodrigo Romão.

 

Os benefícios da parceria também se estendem às próprias credenciadas. Para Leonardo Annes, CEO da Interativa Digital – empresa que atua no ramo tecnológico há mais de 20 anos – a vinculação de empreendimentos a essas iniciativas é um importante fator para o desenvolvimento.

 

Sempre soubemos da importância disso para o ecossistema de tecnologia. No passado, a concorrência nos enxergava como ‘inimigos mortais’ e não entendia que ser a única empresa de tecnologia em uma cidade não é bom nem para ela nem para a própria região. Você não evolui, a cidade não evolui e a primeira concorrente que chegar te derruba, porque você ficou parado no tempo”, comenta Annes.

 

Prospecção

 

Atualmente o Parque Metrópole Digital conta com 60 credenciadas e, como aponta seu plano anual, a meta é alcançar 75 até o final de 2020.

 

Nesse período de recuperação da pandemia de Covid-19, a equipe tem trabalhado na criação de novas estratégias de prospecção, de maneira a dar continuidade ao fluxo definido anteriormente.