Alunos do Talento Metrópole publicam conteúdos gratuitos sobre TI

Iniciativa conta com podcasts, vídeos e cursos on-line, disponíveis em diferentes plataformas
15-09-2020 / ASCOM
Talento Metrópole Comunidade

Como foco na disseminação de conhecimento de forma remota como uma alternativa ao isolamento social, alunos do Talento Metrópole – programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) voltado à educação de jovens com altas habilidades/superdotação – estão desenvolvendo, desde o mês de agosto, uma série de publicações relacionadas à Tecnologia da Informação (TI).

Produzidas integralmente por alunos do programa (que atualmente reúne estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio), as publicações tratam-se de conteúdos educativos, que foram realizados seguindo três principais formatos: podcasts, vídeos informativos e cursos on-line.

Os conteúdos têm como público-alvo estudantes de diferentes níveis de ensino e demais interessados na área de TI e encontram-se disponíveis no canal do IMD no YouTube, no Instagram do Talento e nas principais plataformas de áudio.

Segundo a coordenadora do Talento, a professora Izabel Hazin, as ações desenvolvidas pelos alunos foram pensadas colegiadamente, buscando atender a dois requisitos que são a marca do programa: a relevância social e a produção e divulgação do conhecimento científico.

Deste diálogo surgiram diferentes modalidades de intervenção, com o intuito de promover ações que possibilitaram aproximar a tecnologia das pessoas. Desta forma, estamos potencializando os processos de trabalho, a formação de alunos e contribuindo para o enfrentamento da crise social e econômica decorrente da pandemia da Covid-19”, avalia a coordenadora.

Conteúdos

Uma das ações promovidas pelos alunos, por exemplo, foi a realização de dois cursos gratuitos e on-line: o Curso de Iniciação à OBI, voltado aos estudantes que prestarão o exame da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e que será disponibilizado em breve no YouTube, e o Curso de Introdução à Web, já publicado integralmente no canal do IMD.

Além dos cursos, também foram realizadas entrevistas em formato de podcast com professores pesquisadores que atuam com TI e outras áreas do conhecimento, como foi o caso do docente Cleber Silveira, professor da Escola de Música da UFRN, e do pesquisador Raphael Bender, vinculado ao Instituto do Cérebro (ICE/UFRN).

Ainda envolvendo a discussão acerca das pesquisas científicas, os alunos realizaram um Grupo de Entrevista, tendo como primeiro convidado o pesquisador do ICE Sérgio Arturo, com a palestra Sonhos e Sono, também disponível no YouTube.

Próximas publicações

Além das publicações realizadas ao longo do último mês, os alunos estão preparando uma sequência de entrevistas que devem ser publicadas nas próximas semanas. Estão previstas conversas com professores, pesquisadores e alunos sobre temas como estudos na área aeroespacial, neuroeconomia e ingresso em universidades estrangeiras.

Outro conteúdo de destaque que vêm sendo preparado pelos alunos diz respeito às apresentações dos laboratórios da UFRN. O primeiro deles foi o Laboratório de Prototipagem, do IMD, divulgado na segunda semana de setembro. A ideia é apresentar pelo menos o segundo laboratório durante as próximas semanas, com uma publicação que contemplará todas as ações realizadas pela unidade.