IMD realiza cursos de extensão sobre jogos digitais educacionais

Promovidas pelo PPgITE, ações seguem com inscrições abertas até o dia 18
14-10-2020 / ASCOM
Games Curso

Com foco na utilização de jogos digitais como ferramentas práticas educativas, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas, até o dia 18 de outubro (domingo), para participação em dois cursos de extensão sobre a aplicação de games educacionais no ensino-aprendizagem.

Sob os temas "PlayEduc: Um Framework para Planejar Jogos Educacionais Digitais Inovadores" e "Modelagem Matemática Aplicada aos Jogos Educacionais Digitais: Um Método de Simulação para a Contextualização de Problemas", os cursos contam com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas neste endereço eletrônico, no caso da primeira ação, e neste link, para o segundo curso.

Voltados para professores e estudantes de graduação, sobretudo de licenciaturas, os cursos dispõem de 30 vagas (para cada modalidade) e têm por objetivo fornecer aos participantes capacitações para elaboração de seus próprios jogos educacionais digitais, e introdução de games matemáticos no processo de ensino-aprendizagem.

As ações são realizadas pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE/IMD) e pelo Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab), e serão ministrados por discentes do programa, por meio de plataformas de videoconferência.

PlayEduc

As aulas do curso sobre o PlayEduc serão realizadas entre os dias 19 e 23 de outubro, por meio de cinco encontros, de segunda à sexta-feira, com duração de duas horas cada (das 19h às 21h).

As reuniões acontecerão através da plataforma Discord, contendo atividades teóricas e práticas, totalizando 10 horas de carga horária. O objetivo é que os participantes aprendam a elaborar seus próprios jogos educacionais digitais com base no framework PlayEduc.

Modelagem Matemática

Já as aulas do curso sobre Modelagem Matemática também serão realizadas por meio de cinco encontros, entre os dias 26 e 30 de outubro (de segunda à sexta-feira).

As aulas terão duração de duas horas (das 19h às 21h) e serão realizadas por meio da plataforma Google Meet. A proposta da ação é ensinar professores a introduzir a modelagem matemática no contexto de jogos educacionais. Para isso, o curso utilizará como exemplo a plataforma Pharos, desenvolvida no âmbito do GameLab.