11 nov 2020/ ASCOM

IMD oferece curso gratuito e prepara alunos para certificação Huawei em tecnologia

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), abriu hoje (11) o processo seletivo para a 4ª turma de seu curso online e gratuito em HCIA Routing & Switching (R&S), capacitações que visam preparar estudantes para a prova de certificação da Huawei, gigante chinesa de tecnologia. São oferecidas 60 vagas, mais cadastro reserva, e as inscrições estão abertas até o dia 17 deste mês.

Fruto de uma parceria internacional, o curso oferece aos alunos de maior destaque a oportunidade de participar gratuitamente das provas de certificação da Huawei em HCIA R&S (conhecimentos vinculados às áreas de Redes de Computadores), além de outros campos como Inteligência Artificial (IA).

Segundo o professor Augusto Neto, coordenador da iniciativa, qualquer pessoa, tanto do RN como de outros estados, pode participar do curso, intitulado “Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação” (HAINA). Além disso, segundo o Edital nº 075/2020, também não é necessário ter diploma de graduação ou de curso técnico, basta que o candidato comprove conhecimento sobre as temáticas do curso.

Certificação

Iniciativas que oferecem titulação diferenciada e a curto prazo, as provas da Huawei garantem certificação a qualquer um que demonstre conhecimentos em tecnologia. No entanto, como avalia o docente Augusto Neto, conseguir a pontuação mínima no exame não é tarefa simples.

“Normalmente, a inscrição para essa prova custa um alto valor e o teste é de um nível bastante elevado. Nosso intuito com a HAINA é preparar os alunos e oferecer aos melhores a oportunidade de prestar o exame gratuitamente”, enfatiza o docente.

Para isso, o curso do IMD conta com quatro módulos semanais de ensino virtual, além de um simulado ao final das aulas (MOCK). A iniciativa, que acontece desde agosto, forma quatro turmas de alunos, cada uma acontecendo em um mês diferente.

Seleção

O processo seletivo para a quarta turma em HCIA R&S consistirá em uma avaliação da documentação comprobatória.

A nota de classificação será feita a partir da média ponderada de itens como experiência e formação comprovada na área de Redes de Computadores, além de cursos de formação acadêmica, como especialização, mestrado ou doutorado.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 deste mês e as aulas online já começam no dia 25.