IMD convida comunidade para debate sobre inclusão e acessibilidade nesta quinta-feira

Reuniões online são abertas e acontecem quinzenalmente via Google Meet
16-11-2020 / ASCOM
Setor Pedagógico Comunidade

Ampliar o debate e executar ações relacionadas às demandas de inclusão e acessibilidade é fundamental para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Pensando nisso, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará, no dia 19 deste mês (quinta-feira), mais uma reunião da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade – CPIA do IMD.

As reuniões acontecem quinzenalmente e são abertas à toda comunidade acadêmica do Instituto. O objetivo dos momentos é discutir, planejar e executar ações relacionadas às necessidades de inclusão e acessibilidade no IMD.

O encontro desta quinta-feira acontecerá entre as 14h e 16h, e será realizado por meio da plataforma Google Meet, disponível neste link.

Segundo a organização do evento, a principal pauta abordada na ocasião versará sobre a construção de um infográfico que contribuirá para divulgação de informações importantes sobre inclusão e acessibilidade para a comunidade do IMD. Além disso, as reuniões da CPIA são abertas às outras questões ou demandas que possam ser apresentadas pelos participantes.

Políticas inclusivas

Atualmente, compõe a CPIA do IMD um grupo formado por docentes, técnicos administrativos e discentes do Instituto. Além disso, comissões que discutem demandas inclusivas fazem parte da atual política de inclusão e acessibilidade da UFRN e existem, desde 2019, em todos os centros e unidades acadêmicas da Universidade.

“Antes, essas comissões não existiam e as ações de inclusão e acessibilidade na universidade ficavam concentradas na atual Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA). Nessa nova proposta, essas ações são descentralizadas, pois promover inclusão e acessibilidade é de responsabilidade de todos que compõem a universidade, e não só de um grupo de pessoas”, enfatiza a psicóloga Allana Carvalho, presidente da CPIA do IMD.

Outras ações

Operando com foco na acessibilidade, a CPIA do IMD realizou, em setembro deste ano, três importantes eventos, de caráter formativo, considerando o retorno das aulas em formato remoto.

Abordando os temas “Ensino Remoto e Pessoas com Deficiência Auditiva”, “Ensino Remoto e Pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade” e “Ensino Remoto e Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, os encontros aconteceram de forma on-line e oportunizaram aos participantes, discentes e docentes, a troca de ideias e experiências.