Aluno do GameLab recebe prêmio destaque de iniciação científica e tecnológica

Pesquisa cria mecanismos que facilitam experimentos com Inteligência Artificial no jogo StarCraft II
10-12-2020 / ASCOM
Premiação Games

Após muita dedicação e perseverança, o estudante de Engenharia da Computação Luiz Paulo de Carvalho Alves recebeu premiação no “4º Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN” promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFRN).

O aluno, que conquistou o terceiro lugar, desenvolveu sua pesquisa no Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas (GameLab), iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

O estudante Luiz Paulo – que estava entre os 398 concorrentes na categoria “Trabalho Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica” - apresentou o trabalho “Aprendizado por Reforço em Jogos de Estratégia em Tempo Real”, que desenvolveu durante dois anos no GameLab.

A pesquisa resultou em uma ferramenta para facilitar o processo de experimentos com Inteligência Artificial (IA) no famoso jogo StarCraft II. Com o auxílio da URNAI-Tools, foi possível criar um agente que assume o lugar de um jogador real, que toma decisões como um ser humano durante as partidas.

“Meu plano de trabalho, especificamente, foi utilizar as ferramentas que desenvolvemos para criar um agente de IA capaz de jogar StarCraft II. O agente assume o lugar de um jogador real, ele tem as mesmas capacidades de tomar ações que um humano teria jogando”, explica o aluno.

Para o estudante, estar entre os primeiros colocados é resultado de um longo tempo investido no trabalho que foi iniciado no GameLab. “Foi muito gratificante ter um resultado legal como esse depois de bastante trabalho no grupo de pesquisa”, afirmou.

Ao longo de um ano, o aluno passará a receber bolsa mensal no valor de R$ 600 por ter conquistado um dos primeiros lugares na premiação. Além disso, o trabalho de Luiz Paulo chegou a ser publicado, em novembro, no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2020) - maior evento acadêmico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital.

Vídeo

Com o objetivo de concorrer à premiação, Luiz Paulo realizou inscrição via internet e enviou um relatório com o plano de trabalho do projeto desenvolvido. Além disso, o estudante de Engenharia produziu um vídeo em que explica a importância de desenvolvedores aplicarem métodos seguros na utilização de Inteligência Artificial.

A produção audiovisual – disponível no canal do YouTube do aluno – resultou em uma pré-seleção na categoria “Vídeo Destaque de Divulgação Científica", em que foram avaliadas a qualidade técnica e o índice de inovação no formato. No vídeo, também é possível compreender os principais objetivos e metodologia da pesquisa.

O objetivo do Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica é valorizar alunos que, além de desenvolverem trabalhos científicos e tecnológicos diferenciados, preenchem critérios de relevância e inovação em suas iniciativas de pesquisa.

GameLab

Orientador do projeto desenvolvido por Luiz Paulo, o professor Charles Madeira explica a importância dos alunos participarem das iniciativas promovidas por laboratórios como o GameLab e chama atenção para os benefícios que são agregados ao histórico acadêmico dos participantes.

“O interesse dos alunos em participarem de projetos de pesquisa promovidos pelo GameLab, por exemplo, na qualidade de bolsistas de iniciação científica ou tecnológica, proporciona o início da aquisição de habilidades de pesquisa, que auxiliam na projeção de soluções para problemas presentes na sociedade”, afirma o docente.

O GameLab é um laboratório de pesquisa responsável pela execução de diversos projetos que visam proporcionar aos alunos experiências teórico-práticas sobre o desenvolvimento científico. Além disso, proporciona aos estudantes a ampliação de habilidades de pesquisa para serem aplicadas em projetos futuros.