IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

14 jan 2021/ ASCOM

Smart Metropolis reúne equipe para primeiro workshop do ano


O Projeto Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou, ao longo do dia de hoje (14), o seu 1º Workshop de 2021, voltado para os estudantes e professores que compõem os seus vários subprojetos em andamento, todos focados no desenvolvimento de tecnologias para a área de Cidades Inteligentes.

O coordenador do Smart Metropolis, professor Frederico Lopes, explicou que o objetivo do evento foi o de fazer um apanhado dos cinco anos de funcionamento do projeto, assim como um breve relato do estágio atual de desenvolvimento de suas várias iniciativas. Dessa forma, a organização quis gerar integração entre os seus pesquisadores e dar uma visão ampla de como funciona o projeto para os novos bolsistas vinculados. O workshop ocorreu de maneira virtual e contou com mais de 40 participantes.

Na parte da manhã, o evento teve uma exposição geral do Smart Metropolis, na qual foi feito um histórico do projeto, detalhados os resultados que obteve em seus cinco anos de existência e apresentadas as instituições com as quais mantém parcerias. Nesse contexto, foram citadas as premiações conquistadas pelo projeto, dentre as quais estão o Google Research Award for Latin America (2019), o Best Paper Award na 5th IEEE International Smart Cities Conference (2019) e outra edição do Google Research Award for Latin America, em 2018.

Já na área de parcerias, o projeto mantém trabalhos conjuntos com órgãos como a Fiware Foundation, que é vinculada à União Europeia e coordena uma iniciativa de código aberto que define um conjunto universal de padrões para gerenciamento de dados, estando sediada em Berlim. Em âmbito local, o Smart Metropolis é parceiro do Ministério Público do RN, da Prefeitura do Natal, da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Polícia Rodoviária Federal, dentre outros.

O workshop teve sequência com a apresentação das várias soluções tecnológicas criadas no âmbito do Smart Metropolis – várias delas já em uso atualmente – e com a exposição de dados que refletem o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto, como é o caso de oito registros de software e dois depósitos para registros de patentes, além de 88 artigos veiculados em conferências e revistas científicas.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre 14 subprojetos desenvolvidos pelo Smart Metrópolis, como foi o caso do Smart Geo Layers, uma plataforma para visualização, edição e análise de informações geoespaciais, que auxilia no gerenciamento e organização do espaço urbano; e da plataforma Orthus, desenvolvida com base no blockchain, uma tecnologia de registro de informações que funciona como uma rede blocos encadeados que permite o armazenamento e compartilhamento descentralizado de dados oriundos de diferentes sistemas, e com alto grau de segurança.

Outras Notícias

23 dez 2020 por
ASCOM

Alunos do Talento Metrópole conquistam medalha na Olimpíada Brasileira de Informática

Curso preparatório oferecido pelo Programa auxiliou diversos estudantes durante a pandemia


PREMIAÇÃO | TALENTO METRÓPOLE
25 jan 2021 por
ASCOM

Projeto do IMD abre processo seletivo para bolsista

Seleção oferta uma vaga; bolsista atuará na construção do “Portal das Disciplinas IMD"


BOLSA | PROCESSO SELETIVO