28 jan 2021/ ASCOM

Aplicativo potiguar oferece serviços de saúde a preços acessíveis

Diante do número crescente de pessoas que abandonaram os planos de saúde em virtude da crise econômica ocasionada pelo Covid-19, uma startup potiguar desenvolveu uma nova funcionalidade na sua plataforma que promove o acesso a serviços médicos e demais áreas da saúde por preços acessíveis.

Intitulada Bom Médico Acessível (BMA) – nome derivado da própria empresa (BOMÉDICO), vinculada à incubadora de empresas sediada no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – a iniciativa vai oferecer à população uma série de atendimentos em saúde por preços mais baixos do que aqueles cobrados nas clínicas e hospitais, com formas de pagamento flexíveis.

O projeto piloto começou em setembro e, até fevereiro, reunirá em seu catálogo mais de 100 profissionais de saúde de Natal (RN). Segundo Rilton Campos, CEO da BOMÉDICO, a ideia é atender aqueles que, durante a pandemia, tiveram que abandonar os planos de saúde por questões financeiras.

“Conheço muitas pessoas que ficaram desempregadas ou tiveram seus negócios falidos durante a pandemia, mas que continuam, evidentemente, precisando do serviço de saúde. Vamos oferecer uma plataforma que sirva de alternativa para essa gente, com possibilidade de parcelamento”, conta Rilton Campos.

O lançamento oficial do BMA está previsto para o início de fevereiro de 2021. É só baixar o aplicativo na App Store e Google Play, procurar o profissional da especialidade desejada e marcar sua consulta com pagamento facilitado.

Profissionais de saúde

A plataforma também funciona como uma alternativa para profissionais de saúde que desejem não apenas dar sua contribuição à população, como também contar com um market place para divulgação de seus serviços.

“Hoje nós temos mais de 300 profissionais cadastrados em nosso aplicativo. Ou seja, a tecnologia também é uma boa opção para os próprios prestadores de serviço, que podem divulgar o trabalho online e pagar um percentual bem menor do que aquele cobrado por uma clínica, por exemplo”, aponta Campos.

A empresa também está providenciando espaços físicos como alternativa para os profissionais que necessitem realizar consultas presenciais, disponibilizando assim um espaço para suas consultas a um custo mais reduzido, sem precisar "perder" cerca de 50% do valor de cada procedimento para o estabelecimento médico onde faz seus atendimentos.

Soluções disruptivas

Da mesma forma como acontece em áreas como mobilidade pública, delivery de alimentos e hotelaria, soluções disruptivas de Tecnologia da Informação (TI) tem revolucionado também a área da saúde.

Hoje é possível, com o aplicativo, marcar consultas segundo os critérios específicos do usuário, inclusive consultas virtuais – em conformidade com a recente deliberação do Conselho Federal de Medicina – e até gerenciar o recebimento e envio de receitas e atestados.

“Até mesmo o acesso a smartphones foi ampliado. Hoje muitas pessoas, mesmo com poucas condições financeiras, possuem um celular com acesso à internet e aplicativos, já que esses dispositivos são necessários para receber benefícios oriundos da Caixa Econômica Federal, por exemplo”, comenta o CEO.