Metade dos selecionados para Residência em TI são ex-alunos do IMD

Na turma realizada junto ao TCE, três residentes passaram pelos Cursos Técnicos e quatro, pelo BTI
05-02-2021 / ASCOM
Curso Técnico Residência

Dentre as 14 vagas ofertadas para a nova turma da Residência em TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) junto ao TCE, sete delas foram ocupadas por estudantes que tiveram uma parte importante de sua formação anterior dentro do próprio IMD. Dentre eles, três foram alunos dos Cursos Técnicos do Instituto e outros quatro fizeram ou estão fazendo o Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI).

A escolha dos residentes, ocorrida em dezembro passado, foi feita através de processo seletivo estabelecido por edital. As aulas da Residência foram iniciadas no final de janeiro e foi neste momento que o coordenador da turma, o professor Marcel Oliveira, teve a surpresa de saber, na sala de aula virtual, da ampla presença de ex-estudantes do IMD.

O professor ressaltou que o fato é ilustrativo do “ciclo virtuoso” que a estrutura do Instituto proporciona no campo da Tecnologia da Informação. Ele explica que isso se dá, por exemplo, quando um estudante que está no ensino médio ingressa no Curso Técnico do IMD e, se tiver interesse, pode fazer uma graduação no Bacharelado em TI, podendo ainda, na sequência, seguir uma das várias pós-graduações ofertadas.

Além disso, esse aluno hipotético também é incentivado a empreender, caso queira, criando uma startup e buscando o apoio na incubadora Inova Metrópole e, com a empresa consolidada, instalar-se no Parque Tecnológico. No exemplo encontrado na turma da Residência em TI (realizada em parceria com Tribunal de Contas do Estado), os estudantes estão em um momento avançado do ciclo, ou seja, numa pós-graduação.

“Esse estudante na residência vai ter uma experiência profissional, ao mesmo tempo em que realiza uma pós-graduação, e é remunerado por isso. Além disso, é comum que todos os residentes terminem o curso já empregados”, contou Marcel Oliveira, que também é coordenador dos Cursos Técnicos do IMD.

Ele ainda conta que a atual turma da Residência com atuação junto ao Tribunal já se constitui na terceira do tipo. E que, nesta, quatro ex-residentes da turma anterior estão recebendo bolsa para serem líderes de equipes dos residentes, ao mesmo tempo em que o TCE também está financiando a realização, para eles, do Mestrado Profissional em TI.