IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

19 mar 2021/ ASCOM

Diretora de empresa do Parque Metrópole é destaque na Forbes

Raphaela Galhardo, diretora da empresa ESIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação, credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, foi uma das 13 fundadoras de edtechs – empresas voltadas a soluções tecnológicas para educação – que recebeu destaque na série especial “Mulheres na Tecnologia”, da revista Forbes.

Em comemoração ao mês da mulher, a equipe do periódico entrevistou líderes de empresas voltadas à Educação para entender mais sobre o panorama vivenciado por essas empreendedoras, as quais, antes da pandemia de Covid-19, já vinham otimizando a transmissão de ensino e capacitações em grande parte do país.

Além de Galhardo, fizeram parte da lista outras doze empreendedoras, envolvidas na criação de soluções como ecossistemas de trabalho, plataformas de ensino a distância e de cursos gratuitos, entre outras.

O destaque recebido pela empreendedora ocorreu por sua participação no desenvolvimento de uma solução tecnológica específica para o setor de ensino, os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que, há mais de 10 anos, transformam a realidade administrativa da instituição.

“Naquele tempo, o mercado oferecia poucos sistemas informatizados e os processos manuais para a gestão de uma instituição de ensino eram muitos", relembra Raphaela Galhardo. Esse feito auxiliou no surgimento da empresa ESIG em 2011, especializada na construção e implantação de sistemas de gestão em todo o Brasil.

ESIG

Sendo as instituições particulares altamente informatizadas, nos primeiros meses de sua atuação no mercado, a ESIG buscou solucionar desafios na transformação digital das universidades e de outras entidades públicas. O primeiro contrato foi com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Atualmente, a ESIG Software e Consultoria compõe, junto à Quark Tecnologia e Inovação (especializada em soluções para o contexto de educação privada), o ESIG Group. Mais de 25 instituições de ensino de grande porte são atendidas pelas soluções das duas empresas, assim como uma dezena de órgãos administrativos e 40 secretarias de educação de todo o país.

“Nossa meta para o futuro é expandir a liderança na área educacional superior pública e buscar a liderança na área da educação básica pública com soluções cada dia mais inovadoras”, assinala Raphaela Galhardo.

Mulheres na liderança

Segundo a pesquisa “Female Founders Report”, elaborada pelas empresas Distrito, Endeavor e B2Mamy, apenas 4,7% das 6.280 startups analisadas são fundadas exclusivamente por mulheres.

Das áreas que mais possuem mulheres na liderança, a segunda posição (12,7%) é o setor de educação, altamente afetado durante a pandemia de Covid-19 e, por isso, importante usuário da tecnologia.

Apesar do impacto positivo no mercado, muitas das entrevistadas ainda relatam barreiras enfrentadas por conta do gênero. “Conseguimos contar nos dedos a quantidade de founders mulheres participando de programas de aceleração e de rodadas de investimentos”, relata Paola Cicarelli, da plataforma EAD Cuboz.

Outras Notícias

16 mar 2021 por
ASCOM

Parque Tecnológico do IMD recebe destaque em pesquisa sobre índice de inovação natalense

Estudo realizado pelo SEBRAE-RN teve seus resultados apresentados na última quinta-feira (11)


EVENTO | INOVAÇÃO
11 mar 2021 por
ASCOM

Startup Fork é a mais nova integrante da incubadora Inova Metrópole

Empresa lançou o Sistema Hércules, voltado para profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional


EMPREENDEDORISMO | INOVA