Diretora de empresa do Parque Metrópole é destaque na Forbes

Raphaela Galhardo compõe o grupo das 13 fundadoras de edtechs que vêm auxiliando o ensino no Brasil
19-03-2021 / ASCOM
Empreendedorismo TI

Raphaela Galhardo, diretora da empresa ESIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação, credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, foi uma das 13 fundadoras de edtechs – empresas voltadas a soluções tecnológicas para educação – que recebeu destaque na série especial “Mulheres na Tecnologia”, da revista Forbes.

Em comemoração ao mês da mulher, a equipe do periódico entrevistou líderes de empresas voltadas à Educação para entender mais sobre o panorama vivenciado por essas empreendedoras, as quais, antes da pandemia de Covid-19, já vinham otimizando a transmissão de ensino e capacitações em grande parte do país.

Além de Galhardo, fizeram parte da lista outras doze empreendedoras, envolvidas na criação de soluções como ecossistemas de trabalho, plataformas de ensino a distância e de cursos gratuitos, entre outras.

O destaque recebido pela empreendedora ocorreu por sua participação no desenvolvimento de uma solução tecnológica específica para o setor de ensino, os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que, há mais de 10 anos, transformam a realidade administrativa da instituição.

“Naquele tempo, o mercado oferecia poucos sistemas informatizados e os processos manuais para a gestão de uma instituição de ensino eram muitos", relembra Raphaela Galhardo. Esse feito auxiliou no surgimento da empresa ESIG em 2011, especializada na construção e implantação de sistemas de gestão em todo o Brasil.

ESIG

Sendo as instituições particulares altamente informatizadas, nos primeiros meses de sua atuação no mercado, a ESIG buscou solucionar desafios na transformação digital das universidades e de outras entidades públicas. O primeiro contrato foi com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Atualmente, a ESIG Software e Consultoria compõe, junto à Quark Tecnologia e Inovação (especializada em soluções para o contexto de educação privada), o ESIG Group. Mais de 25 instituições de ensino de grande porte são atendidas pelas soluções das duas empresas, assim como uma dezena de órgãos administrativos e 40 secretarias de educação de todo o país.

“Nossa meta para o futuro é expandir a liderança na área educacional superior pública e buscar a liderança na área da educação básica pública com soluções cada dia mais inovadoras”, assinala Raphaela Galhardo.

Mulheres na liderança

Segundo a pesquisa “Female Founders Report”, elaborada pelas empresas Distrito, Endeavor e B2Mamy, apenas 4,7% das 6.280 startups analisadas são fundadas exclusivamente por mulheres.

Das áreas que mais possuem mulheres na liderança, a segunda posição (12,7%) é o setor de educação, altamente afetado durante a pandemia de Covid-19 e, por isso, importante usuário da tecnologia.

Apesar do impacto positivo no mercado, muitas das entrevistadas ainda relatam barreiras enfrentadas por conta do gênero. “Conseguimos contar nos dedos a quantidade de founders mulheres participando de programas de aceleração e de rodadas de investimentos”, relata Paola Cicarelli, da plataforma EAD Cuboz.