IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

22 mar 2021/ ASCOM

Inteligência Artificial voltada a educação será tema de palestra do BTI

 

Com o intuito de dialogar os temas cognição ergonômica e Inteligência Artificial (IA), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará, amanhã (23), a palestra “Ambiente Ergonômico Ensino-Aprendizagem Informatizado”, conduzida por membros da disciplina de IA Aplicada à Educação do curso de Bacharelado em TI (BTI).

O evento, que será aberto e transmitido pelo canal do IMD no YouTube, terá início às 20h35 e contará com a participação do professor Henrique Nou Schneider, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A fim de contemplar todos os alunos da disciplina – grupo composto por discentes de tecnologia e de pedagogia – a aula promoverá debates sobre como o ambiente de ensino e aprendizado informatizado pode ser melhorado através do uso de ferramentas de Inteligência Artificial.

"A IA é uma área que está em tudo hoje. Principalmente agora, com o ensino remoto, é importante que os profissionais possam entender como usar essas ferramentas”, explica Ismenia Blavatsky, professora ministrante da disciplina no IMD.

No componente curricular, os alunos selecionam e problematizam temas educacionais a fim gerar ou implementar soluções tecnológicas no contexto de ensino e aprendizado. ”Nas últimas aulas, construímos, por exemplo, protótipos para utilizar junto ao SIGAA e a ideia, daqui até o final da disciplina, é criar outras ferramentas”, acrescenta Blavatsky.

Segundo a professora, as plataformas digitais voltadas a educação fazem cada vez mais uso de ciências de dados e IA, de maneira a promover aos usuários uma experiência individualizada e protagonizadora, sem que se perca a qualidade do ensino.

Sobre o Palestrante

O Professor Henrique Nou Schneider é professor de Ciência da Computação, orientador de mestrado e doutorado em Educação e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação da UFS.

Além disso, Schneider é professor integrante da Coordenação de Informática (COINF) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), avaliador de regulação de cursos de graduação do INEP/MEC e presidente do Comitê Gestor Rede MetroAju (REDECOMEP).

Outras Notícias

04 mar 2021 por
ASCOM

No Dia Internacional da Mulher, IMD promove debates sobre filme “Estrelas Além do Tempo”

3ª edição do Cine Metrópole acontecerá no dia 8 de março, às 19 horas, no canal do YouTube


EVENTO | SETOR PEDAGÓGICO
05 abr 2021 por
ASCOM

Evento online apresenta oportunidades de parcerias entre empresas e academia por meio do PAX

Live contará com palestra da coordenadora do Parque e ex-reitora da UFRN, Angela Paiva Cruz


EVENTO | NPITI