22 mar 2021/ ASCOM

Inteligência Artificial voltada a educação será tema de palestra do BTI

Com o intuito de dialogar os temas cognição ergonômica e Inteligência Artificial (IA), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará, amanhã (23), a palestra “Ambiente Ergonômico Ensino-Aprendizagem Informatizado”, conduzida por membros da disciplina de IA Aplicada à Educação do curso de Bacharelado em TI (BTI).

O evento, que será aberto e transmitido pelo canal do IMD no YouTube, terá início às 20h35 e contará com a participação do professor Henrique Nou Schneider, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A fim de contemplar todos os alunos da disciplina – grupo composto por discentes de tecnologia e de pedagogia – a aula promoverá debates sobre como o ambiente de ensino e aprendizado informatizado pode ser melhorado através do uso de ferramentas de Inteligência Artificial.

"A IA é uma área que está em tudo hoje. Principalmente agora, com o ensino remoto, é importante que os profissionais possam entender como usar essas ferramentas”, explica Ismenia Blavatsky, professora ministrante da disciplina no IMD.

No componente curricular, os alunos selecionam e problematizam temas educacionais a fim gerar ou implementar soluções tecnológicas no contexto de ensino e aprendizado. ”Nas últimas aulas, construímos, por exemplo, protótipos para utilizar junto ao SIGAA e a ideia, daqui até o final da disciplina, é criar outras ferramentas”, acrescenta Blavatsky.

Segundo a professora, as plataformas digitais voltadas a educação fazem cada vez mais uso de ciências de dados e IA, de maneira a promover aos usuários uma experiência individualizada e protagonizadora, sem que se perca a qualidade do ensino.

Sobre o Palestrante

O Professor Henrique Nou Schneider é professor de Ciência da Computação, orientador de mestrado e doutorado em Educação e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação da UFS.

Além disso, Schneider é professor integrante da Coordenação de Informática (COINF) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), avaliador de regulação de cursos de graduação do INEP/MEC e presidente do Comitê Gestor Rede MetroAju (REDECOMEP).