30 abr 2021/ ASCOM

Projeto Include abre inscrições para curso de robótica voltado para jovens

O projeto Include, ação social realizada pelo Instituto Campus Party em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), dá início a mais uma edição de cursos educacionais de robótica desplugada. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 08 de maio por meio do link.

Com foco em inclusão tecnológica, a iniciativa também conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN) e tem por objetivo promover cursos e oficinas gratuitas em diversas áreas do campo da Tecnologia da Informação (TI), ao mesmo tempo em que possibilita a inclusão tecnológica de estudantes de famílias de baixa renda – público-alvo do projeto.

Com vagas limitadas, para se candidatar é necessário que o interessado possua idade entre 12 e 20 anos e estude em escola pública. No entanto, conforme as regras do Include, caso restem vagas, jovens que estão fora da faixa etária também poderão ser beneficiados.

Ao fazerem a inscrição, os alunos que possuírem idade inferior a 18 anos precisarão da autorização dos responsáveis, cujo modelo pode ser solicitado via e-mail, para confirmar a matrícula.

Oficinas

O curso é realizado seguindo o formato de um laboratório, cuja finalidade é incluir os jovens participantes no meio tecnológico por meio de aulas teóricas e oficinas de robótica educacional.

Serão formadas turmas síncronas de 25 alunos cada, distribuídas entre os turnos da manhã e tarde. No curso, os jovens terão contato com o mundo maker – onde o aluno é o protagonista da ação – e trabalharão conteúdos como lógica, eletricidade, impressão 3D, algoritmo, arduíno, informática, entre outros.

O curso terá início no dia 17 de maio e será finalizado em julho, após 24 encontros, sendo realizados dois por semana. As oficinas, serão ministradas por estudantes de graduação da UFRN oriundos de áreas interdisciplinares, que atuarão como bolsistas no Projeto Include.