28 mai 2021/ ASCOM

IMD participará de Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

No intuito de difundir conhecimento e fomentar inovação, professores do Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), participarão, entre os dias 18 e 23 de julho, do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), um dos maiores eventos de computação do Brasil.

Com inscrições abertas até julho e prazo para envio de artigos científicos até 04 de junho, o evento on-line traz como tema principal “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo”.

Representando a UFRN, os docentes Jair Leite, diretor de projetos do IMD, e Augusto Neto conduzirão o Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ) e o Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP).

Segundo Jair Leite, esse é o congresso nacional acadêmico mais importante da área de Computação e Tecnologia da Informação (TI) do Brasil.

“Todos os anos, tanto o IMD como o Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) participam do evento e acho importante o envolvimento de todos os professores, alunos e demais colaboradores. Em 2011 e 2018, inclusive, já chegamos a participar da própria organização do CSBC”, comenta o diretor.

Para esta nova edição, a proposta do congresso é abordar os desafios enfrentados em um mundo cada vez mais dinâmico, complexo e permeado de incertezas e ressaltará o papel da Computação como ferramenta central para impulsionar a inovação e as transformações necessárias para a solução dos atuais obstáculos da sociedade.

Programação

O CSBC contará com programação de dois tipos: eventos base e satélites. Os do primeiro grupo são aqueles que acontecem todos os anos e fazem parte dele o Seminário de Computação e Mercado (Computec), Concurso de Teses e Dissertações (CTD), Workshop sobre Educação em Computação (WEI), entre outros.

Já no rol dos eventos satélite, o congresso contará com a Escola de Inverno da Maratona SBC de Programação, Encontro de Teoria da Computação (ETC), Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (WICS), entre outras programações.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.