IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

07 jun 2021/ ASCOM

Maior grupo de TI do RN aumenta em 25% número de funcionários


Enquanto o país amarga uma taxa de desemprego em torno de 14%, uma realidade completamente diferente é vivenciada pelo segmento de Tecnologia da Informação (TI). Só em São Paulo, por exemplo, a contratação por profissionais do setor aumentou mais de 600% em 2020.
Essa tendência é semelhante no Rio Grande do Norte, onde a maior empresa de TI local, a ESIG Software, fez crescer o seu número de funcionários em 25% no último ano, criou uma startup filha – a Quark Tecnologia – e transformou-se em um grupo empresarial, que faz parte do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

Atualmente, o grupo conta com cerca de 200 colaboradores e é um exemplo tanto em relação às razões que fizeram o setor de tecnologia crescer em ritmo acelerado, como pelo momento de valorização por que passa o mercado profissional desta área. O CEO da ESIG, Gleydson Lima, explica que as empresas de tecnologia já vinham se expandindo antes da pandemia, mas que esse processo se acentuou com a necessidade de empresas de outras áreas passarem por processos de digitalização, devido ao isolamento social.

"Em todo processo de mudança, há um tempo natural de adaptação das pessoas. A nossa sociedade caminhava, ano a ano e cada vez mais rápido, para ser mais digital. O isolamento social forçou o contato de várias pessoas com soluções digitais, que facilitam a vida dos usuários. A demanda pelo profissional de TI vai se manter em crescimento, sendo uma carreira cada vez mais valorizada". Essa percepção pode ser inclusive reforçada pelo fato de que
o estudante com maior nota no ENEM ao entrar na UFRN este ano escolheu o curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação, conta o CEO.

Gleydson Lima destaca, no entanto, que o trabalho de valorização do profissional do setor já é uma prática antiga na ESIG, que foca tanto no crescimento profissional dos seus colaboradores, como investe em saúde e bem-estar. A empresa possui certificação GPTW (Great Place to Work) há 3 anos, além de promover palestras, compartilhamento do conhecimento dentro da empresa e financiamento de certificações para os funcionários. Também são exemplos dessa prática o fornecimento de auxílio saúde e odontológico, ginástica laboral, cuidados com a saúde mental, benefícios de academia de ginástica e bem-estar, dentre outros.

Atuação

A ESIG atua principalmente na área da educação, superior e básica, se fazendo presente em instituições de ensino e secretarias de educação, com uma plataforma que permite a gestão digitalizada dessas entidades, tanto públicas como privadas. Outro segmento com o qual trabalha é o da saúde, atendendo clínicas e consultórios. Ambas as áreas tiveram seu funcionamento fortemente afetado pela realidade trazida pela pandemia e, para enfrentá-la, a empresa ofereceu soluções tecnológicas para que superassem essas dificuldades.

Para a área de saúde, por exemplo, a ESIG inovou, a partir do ano passado, lançando funcionalidades para encurtar distâncias e manter o atendimento seguro, como foi o caso da teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico e a prescrição com assinatura digital. Isso foi feito dentro do sistema QuarkClinic, lançado desde 2019 pela empresa e que atualmente está presente em 23 estados brasileiros, atendendo quase 200 clínicas e consultórios e impactando a vida de mais de 2 milhões de pacientes.

Grupo empresarial

O crescimento nessa área fez com que a empresa percebesse a necessidade de se organizar na forma de um grupo e assim criar uma segunda empresa, a Quark Tecnologia. “Neste contexto, buscando o máximo de eficiência na execução, avaliamos que a melhor solução seria tornar esse novo negócio uma spin-off da ESIG e criar uma holding para gerenciar as duas empresas: assim nasceram a Quark Tecnologia e a ESIG Group”, explica Gleydson Lima.

A Quark Tecnologia possui soluções para Saúde (QuarkClinic), Educação (QuarkEdu), Gestão (QuarkERP e QuarkRH) e Dados e Business Inteligence (QuarkSmart), todas baseadas em nuvem. Já a ESIG Software, além das soluções da educação, também possui soluções de Governo Digital, especialmente nas áreas de Pessoal e Gestão de Documentos.

Aniversário

O ano de 2021 representa um marco importante na história de sucesso da ESIG Software & Consultoria, que completou 10 anos de existência no último mês de março. Fundada em 2011, por Gleydson Lima e Raphaela Galhardo, o grupo fica localizado no Parque Tecnológico Metrópole Digital e o integra desde a sua criação. Para conhecer a ESIG Group e suas empresas acesse https://esig.group/.

 

Outras Notícias

20 mai 2021 por
ASCOM

Governo do RN abre consulta pública sobre Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Conheça os tópicos do projeto de lei voltados para as startups; sugestões podem ser feitas até 02/06


COMUNICAÇÃO | INOVAÇÃO
19 mai 2021 por
ASCOM

Parque Tecnológico visita HostDime em João Pessoa

Empresa é especializada em infraestrutura tecnológica e é referência mundial em data center


PARQUE TECNOLÓGICO | VISITA