Sistema para segurança pública desenvolvido pelo IMD recebe registro de software

Central de Atendimento e Despacho (CAD) foi desenvolvida pelo Smart Metropolis em parceria com Sesed
24-06-2021 / ASCOM
TI Smart Metropolis

Fruto de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed-RN), a Central de Atendimento e Despacho do RN (CAD-RN), sistema desenvolvido no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu, neste mês, o registro de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Desenvolvida em parceria com policiais desenvolvedores de TI do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP-RN), a CAD-RN funciona como um mecanismo de integração de dados que reúne uma série de informações oriundas da gestão policial.

Por meio dela, é possível gerenciar e otimizar atividades como ligações telefônicas para o número 190, envio de viaturas, gerenciamento de despachos e monitoramento, em tempo real, de ocorrências como assaltos e roubos.

“Nossa plataforma permite que, por meio da tecnologia, você faça a gestão de todas as ocorrências de segurança. Todas as informações ficam registradas no sistema, o que permite às autoridades um planejamento mais assertivo quanto ao policiamento”, destaca o professor Frederico Lopes, coordenador do Projeto Smart Metropolis, vinculado ao IMD e no âmbito do qual a CAD foi desenvolvida.

Essa, inclusive, é a segunda tecnologia do Smart Metropolis a receber, neste mês, título de propriedade intelectual. Segundo Frederico Lopes, a Central, que já é utilizada em toda a região da grande Natal, visa oferecer apoio, por meio de Tecnologia da Informação (TI), para todas as instituições de segurança pública atuantes nos municípios.

“É um sistema ‘multi agências’, ou seja, que abrange diversas entidades de segurança, desde as guardas municipais até Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras. Nós acreditamos que o CAD pode ter sua abrangência ampliada, para que seja usado em todo Estado”, destaca Frederico Lopes.