Sistema para Vigilância Epidemiológica desenvolvido pelo IMD entra em atividade no RN

Conhecida como Suvepi, solução unifica e verifica dados relativos à Covid-19
29-06-2021 / ASCOM
Tecnologia

Um sistema capaz de reunir e verificar automaticamente os dados relativos à pandemia de Covid-19 oriundos de diferentes fontes, gerando maior qualidade e confiabilidade das informações utilizadas pelas secretarias de sáude do estado no tocante à Vigilância Epidemiológica. Esse foi o objetivo que guiou a criação do Sistema Unificado de Vigilância Epidemiológica (Suvepi), desenvolvido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A versão mais robusta e inteligente da solução entrou oficialmente em funcionamento na semana passada.

O Suvepi atua no tratamento e integração dos dados de três outros sistemas, com funções distintas, mantidos pelo Ministério da Saúde. Tratam-se do Esus-VE, que recebe registros de casos leves de Síndrome Gripal (SG), do GAL, que possui as informações dos exames laboratoriais relativos à Covid-19, e do Sivep-Gripe, que registra os casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves e de óbitos por Covid-19. Todos eles são alimentados pelas secretarias de saúde dos municípios e do Estado.

Com a capacidade de realizar a coleta dos dados desses três sistemas, o Suvepi também faz a verificação dessas informações de modo, por exemplo, a excluir duplicidades, inconsistências e indicar os casos em que é preciso uma validação mais detalhada por parte dos órgãos de saúde.

“O sistema traz confiabilidade dos dados, validando-os de forma automática e inteligente e os exibindo também de forma consolidada em painéis de indicadores. Isso qualifica a gestão em saúde pública, promovendo confiabilidade da informação e trazendo eficiência e eficácia para o trabalho dos técnicos em saúde do estado, das regionais e dos municípios” afirma Anderson Cruz, docente do IMD e um dos coordenadores do projeto que criou o Suvepi.

Outro coordenador da iniciativa, o pró-reitor adjunto de extensão universitária da UFRN, Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, destaca que o sistema ainda tem uma plataforma de investigação de casos, proporcionando melhores condições para o rastreamento de contato de pessoas contaminadas.

Criado inicialmente para prevenção e combate à pandemia de Covid-19 no estado, o Suvepi também deverá ser empregado, no futuro, para reunir dados referentes a outras doenças. “Já chegamos inclusive a iniciar o desenvolvimento do sistema voltado para outros agravos relacionados à vigilância epidemiológica, como é o caso da hanseníase e da tuberculose, conta Edvaldo Carvalho Filho.

O Suvepi já foi inclusive apresentado a uma equipe do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (Opas), que esteve no Rio Grande do Norte na semana passada para acompanhar ações de combate à Covid-19 no estado, tendo recebido elogios de seus membros.

Também fazem parte do projeto que criou o Suvepi os professores João Carlos Xavier e Itamir Barroca Filho, além de sete estudantes bolsistas da UFRN.