Parque Tecnológico debate perfil profissional e mercado de TI em novo quadro de palestras

O evento acontecerá às 9h no dia 15 de julho com transmissão no canal do YouTube
07-07-2021 / ASCOM
Evento Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) inaugurará, a partir do dia 15 de julho, às 9h em seu canal no YouTube, um novo quadro de palestras, o Park Talks – série de lives que abordará temas voltados ao empreendedorismo e inovação tecnológica. Na primeira edição, será apresentada a palestra “+Talentos”, que abordará o perfil atual do profissional de Tecnologia da Informação (TI) e sua inserção no mercado.

O título da apresentação é derivado de uma pesquisa conduzida pelo projeto +Talentos, a qual investigou diferentes aspectos do perfil atual do profissional de TI. Na pesquisa, foram expostas reflexões acerca da formação profissional bem como a atuação no mercado em quesitos como funções exercidas, competências e habilidades, dentre outros.

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico, o intuito do evento é debater a formação dos profissionais de TI na universidade, bem como a entrada desses egressos no mercado e ouvir críticas das empresas sobre a formação universitária atual.

“Ao final desse encontro, queremos deixar uma janela para que as empresas, junto à universidade, representada pelo IMD, possam conversar abertamente acerca do que eles acham necessário para que haja uma transição fluida para o mercado desses talentos que se formam na universidade”, acrescenta Romão.

Aberta a toda a comunidade, a palestra contará com a participação do professor Daniel Sabino e da psicóloga Juliana Reis, além de Rodrigo Romão. Como convidada externa, Juliana Bertolini, coordenadora de RH da Liga Ventures – aceleradora brasileira dedicada a conectar startups a grandes empresas – também marcará presença.

Pesquisa

O projeto +Talentos busca aproximar a formação tecnológica da UFRN às demandas de recursos humanos das empresas de TI que compõem o Parque Tecnológico. Criada em fevereiro de 2019, a iniciativa deu início à sua pesquisa no mesmo ano com o principal intuito de traçar um panorama atual da dinâmica universidade-mercado.

Elaborado por Daniel Sabino, Juliana Reis, o professor Everton Ranielly e a estatística Pollyana Silva, o estudo contou com a participação de 16 empresas credenciadas ao Parque com perfil predominante de microempresas jovens, cujo tempo de atuação é de um a nove anos.

Além do perfil das empresas, foram analisados o perfil dos sócios acerca de sua área de atuação e de seu nível de formação, a remuneração média dos profissionais de TI dentro dessas organizações, bem como as funções exercidas e as competências e habilidades necessárias para a realização das demandas diárias.

Um dos principais resultados obtidos, com base nos gráficos construídos durante a pesquisa, é a maior absorção das empresas por egressos de cursos técnicos do IMD.

“Esse é um dado interessante para refletirmos acerca dos nossos cursos, em especial os de formação técnica, pois nos mostra que, dada essa realidade de empregabilidade, é importante incluirmos, nesses cursos, uma formação que vai além das competências puramente técnicas, acrescentando também as comportamentais e as gerenciais,” reflete Juliana Reis.