IMD recebe visita do senador Jean Paul Prates

Encontro incluiu visita a laboratórios beneficiados por emenda do MCTIC viabilizada pelo parlamentar
15-07-2021 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu
na quarta-feira (14) a visita do senador Jean Paul Prates, que na ocasião conheceu alguns dos laboratórios do Instituto que foram beneficiados com computadores adquiridos por meio de um projeto desenvolvido através de emenda parlamentar do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) e viabilizada pelo senador.

Ele foi recebido pelo reitor da UFRN, Daniel Diniz, e pelo diretor do Inst
ituto, professor Ivonildo Rêgo, além do diretor de TI do IMD, professor Itamir Barroca. Os dirigentes da universidade comentaram a respeito da importância das emendas parlamentares para o orçamento da UFRN e sobre os objetivos atingidos através do projeto.

O senador, por sua vez, ressaltou a relevância de iniciativas para contribuir com as universidades e viabilizar a atualização da infraestrutura tecnológica de laboratórios, empregados tanto para Ensino como para a Pesquisa.

Através do projeto que atendeu à UFRN foram adquiridos 160 equipamentos para dois laboratórios do IMD e para outro do Instituto do Cérebro. No caso do Instituto Metrópole Digital, os computadores contribuem em especial para a infraestrutura empregada no desenvolvimento de sistemas de inovação na área da saúde.

Além disso, outros equipamentos foram destinados para setores do IMD, como foi o caso do Centro de Bioinformática, do Núcleo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) e do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software (SETE).

O projeto também tornou possível a realização do I Workshop de Inovação em Saúde 4.0, com mais de 100 participantes
e convidados de várias regiões do país, que participaram de mesas redondas e oficinas que trataram de temas como “Inovação em Bioinformática e Saúde 4.0”, “Ciência de Dados para Saúde” e “Inteligência artificial aplicada a área de saúde”.