Quatro startups da Inova comemoram graduação em aniversário da incubadora

Void3D, NatalMakers, Velit e Futebol Interativo finalizaram incubação e iniciam nova fase de negócio
19-08-2021 / ASCOM
Inova Empreendedorismo


Após anos de preparação e maturação de negócios, quatro startups – Void3D, Natal Makers, Velit e Futebol Interativo –
vão comemorar as suas graduações no programa de incubação de empresas da Inova Metrópole. Isso vai acontecer no dia 24 agosto no evento de aniversário da própria incubadora e do Parque Tecnológico Metrópole Digital, que será realizado online no canal da entidade no Youtube.

O evento, que vai acontecer a partir das 18h, representa o início de uma nova fase de atuação dessas startups, especializadas no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao ramo de hardwares embarcados, impressão 3D, gestão tecnológica no setor automotivo e formação profissional remota e presencial para a indústria do futebol.

Segundo a professora Iris Pimenta, gerente executiva da Inova, graduar uma empresa significa atestar que “
o empreendimento percorreu um caminho formativo de capacitações e que agora está apto sob o ponto de vista de boas práticas de desenvolvimento de negócios”.

Uma vez graduada, a empresa deixa de ser sediada na incubadora e é encorajada a ter sua própria estrutura física. Além de ser uma conquista pessoal para os empreendedores, segundo
a gerente, o mercado potiguar também é beneficiado com o ciclo que se fecha.

“Uma startup, quando surge, ainda está em seu processo de validação e são muitas hipóteses a serem consideradas. Já quando essa mesma startup é graduada, podemos afirmar que ela construiu, de fato, um conhecimento junto aos clientes e agora consegue entregar um produto mais ajustado às necessidades desse público”, avalia Iris Pimenta.

Até o momento, a Inova Metrópole – que hoje reúne 14 negócios incubados e cinco pré-incubados – já acompanhou, ao longo de seus oito anos de existência, 150 projetos de tecnologia,
que, entre 2014 e 2020, foram responsáveis pelo faturamento total de mais de R$ 124 milhões.

Startups

As quatro startups a receberem o certificado de graduação pela incubadora desenvolvem hoje produtos e serviços voltados a diferentes áreas do mercado.

A Natal Makers, por exemplo, atua no ramo de hardwares embarcados – fornecendo peças para robótica, soluções customizadas ad-hoc e cursos em diferentes temáticas, como Arduino Básico, entre outros. A startup também atua no ramo da robótica educacional, já tendo desenvolvido produtos e cursos específicos para o público escolar e docente.

Já a Void3D é uma empresa voltada ao mercado de impressão e modelagem 3D, além de serviços de prototipagem mecânica e mecatrônica, usinagem CNC e injeção de plástico. No início da pandemia de Covid-19, a startup foi destaque na mídia ao distribuir máscaras face shield para profissionais de saúde em hospitais de Natal.

A Futebol Interativo, por sua vez, é uma startup especializada em tecnologias educacionais on-line para formação de profissionais do futebol. Hoje sediada em São Paulo, a empresa oferece uma série de cursos voltados à modalidade esportiva e à prática dos agentes envolvidos com o esporte.

Já a Velit é uma empresa de desenvolvimento de software com soluções de gestão focada em empresas do ramo de autopeças. Fundada em 2011, a startup oferece hoje um sistema de gerenciamento específico para o seu nicho de mercado, com funcionalidades como estoque, financeiro, contabilidade, entre outros.