EasyMed e WayAba são aprovadas no programa InovAtiva Brasil

Iniciativa é voltada a aceleração de negócios inovadores em fase de validação, operação ou tração
24-08-2021 / ASCOM
Edital Formação

Vinculadas à incubadora Inova Metrópole – sediada no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) –as startups EasyMed e WayAba foram aprovadas no InovAtiva Brasil, programa promovido pelo Governo Federal e Sebrae que oferece quatro meses de capacitações on-line, mentorias e conexões. Além dessas, oito startups do Rio Grande do Norte foram selecionadas pela iniciativa.

O programa acontece em duas etapas, sendo a primeira, “Aceleração”, voltada à realização de treinamentos e mentorias para o evento regional InovAtiva Day. Após essa etapa, seguirão no programa apenas 160 startups, das 314 participantes.

Na segunda fase, “Conexão”, os participantes receberão treinamentos especializados que ajudarão no desenvolvimento de seus negócios e participarão de outro evento, o InovAtiva Experience, que encerra totalmente o ciclo de formações e possibilita às startups a apresentação, a nível nacional, de suas soluções para investidores.

Segundo Rodolfo Rodrigues, CEO da EasyMed, esse é o primeiro programa de aceleração externo ao IMD pelo qual passa a startup – especializada na digitalização de processos de receituário médico e odontológico. Rodrigues comenta sobre a expectativa de participar da iniciativa:

“É um dos maiores programas de aceleração do Brasil, são mais de 300 empresas participando, então, além das mentorias, existe também a possibilidade de networking e parcerias, por isso estamos muito felizes em poder participar”, reforça.

Já a WayAba – empresa detentora de uma plataforma que digitaliza e otimiza o tratamento Aplied Behavior Analysis (ABA) para pacientes com autismo – está participando de dois programas de aceleração dos mesmos promotores, o InovAtiva Brasil e o InovAtiva de Impacto.

“Hoje nós temos 20 clientes espalhados pelo Brasil, mas buscamos escalar. Então, para isso, precisamos entender melhor quais são os mecanismos que devem ser postos em prática para acessar uma fatia maior do mercado”, explica Assis Barbosa, CEO da WayAba.

EasyMed

Criada para facilitar a transação de prescrições médicas, a EasyMed desenvolveu um aplicativo que permite ao paciente receber a prescrição no próprio celular e, assim, evitar deslocamentos desnecessários, perda de documentos ou falta de legibilidade na hora de apresentar suas receitas aos farmacêuticos.

Além disso, a empresa está desenvolvendo uma série de novas funcionalidades, como o acompanhamento de histórico de medicamentos, o cadastro de mais de um usuário, para o caso de dependentes, e a possibilidade de marcar exames diretamente pelo aplicativo.

WayABA

Já a plataforma WayABA, inaugurada em 2019, é capaz de mediar o processo de acompanhamento de crianças autistas com atraso de desenvolvimento.

Através dela, é possível automatizar todas as etapas que envolvem o acompanhamento dos pacientes, como a estipulação dos treinamentos, os registros de atividades terapêuticas e a criação de gráficos de evolução, tudo em tempo real.