Cidade de Natal e UFRN lançam adesão a programa da ONU para Cidades Resilientes

Anúncio será feito durante o fórum internacional Connect RN, nos dia 28 e 29 de setembro

O fórum internacional Connect RN, que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, vai contar com o lançamento das cartas de compromisso de Natal e
municípios vizinhos ao programa da ONU “Construindo Cidades Resilientes 2030” – MCR-2030, na sigla em inglês. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também irá se vincular à iniciativa, na condição de entidade de apoio.

O programa é gerido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres e tem por objetivo estimular as cidades a conhecer, planejar e implementar ações que as permitam se tornar capazes de suportar contextos de estresse para suas estruturas, de modo a manterem o desenvolvimento sustentável e a segurança das populações.

Fórum

O fórum Connect RN é realizado pela Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização e tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas por meio deste site. O evento vai contar com debatedores nacionais e estrangeiros e tratar de temas como Cidades Resilientes e Sustentáveis, Energias Renováveis, Tecnologias da Informação e Comunicações e novas tecnologias na área de Saúde.

Os assuntos abordados estão relacionados ao contexto do ecossistema de inovação potiguar, tendo por objetivo debater a importância de parcerias para solucionar desafios globais e com capacidade de serem desenvolvidas pelo setor produtivo do estado. O fórum será realizado online (com transmissão via Zoom), com opções de tradução simultânea.

Outras cidades

Segundo um dos organizadores do fórum, o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) Anderson Cruz, uma das possibilidades trazidas pela iniciativa MCR-2030 é o planejamento local ter acesso e aprender com outras cidades do mundo. Para isso, os gestores poderão, por meio da plataforma do MCR-2030, criar conexões com instituições que apoiam o programa, bem como conhecer vários serviços voltados para ambientes urbanos resilientes.

Além de Natal, também as cidades de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo estão aderindo ao programa, assim como o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O lançamento das cartas de compromisso será feito, por meio de um representante da prefeitura de Natal, na abertura do segundo dia de debates do fórum Connect RN, em 29 de setembro.

Programação

A programação do Connect RN será realizado por meio de três painéis. O primeiro deles irá abordar o tema “Ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Rio Grande do Norte” e contará, além do professor Anderson Paiva, com os pesquisadores Per Petersson (Lund University), Edgard Morya (Instituto Santos Dumont), Sidarta Ribeiro (Instituto do Cérebro/UFRN), Michael Sand (Boehringer Ingelheim) e Gregory Riggins (Johns Hopkins University).

Já o segundo painel discutirá a temática “Abrindo o Caminho para Cidades Resilientes e Sustentáveis”. E o terceiro tratará do tema “Investindo em Energia Renovável no Rio Grande do Norte: Experiências de Empreendedores Globais e Novas Oportunidades”. A descrição completa dos painéis e a lista dos convidados participantes pode ser conferida no site do evento.

Rede de Fomento

Promotora do evento, a Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização (Internacionaliza RN), é uma iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal, do Parque Tecnológico Metrópole Digital, UFRN, Sebrae, Fiern, Governo do RN, Prefeitura do Natal e Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin).