Laboratório de Jogos Digitais do IMD promove Desafio GamEdu 2021

Inscrições para competição ficam abertas até 27/11. Primeira live de orientação acontece dia 18/10
15-10-2021 / ASCOM
Evento Games

O Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab),
vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está promovendo o Desafio GamEdu de Desenvolvimento de Jogos Digitais 2021. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de novembro, por meio deste site.

Realizado desde 2014, o evento tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes da área de desenvolvimento de jogos e programação. Nesta sétima edição os participantes terão o desafio de submeter um jogo que tenha como tema um dos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” - agenda de ações estabelecidas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A lista completa pode ser encontrada neste endereço eletrônico.

Inscrições

A competição é aberta a alunos de nível médio, técnico e superior (de qualquer curso), que possuam vínculo educacional com alguma instituição de ensino, pública ou privada. As inscrições são gratuitas e as equipes podem ter até quatro integrantes, além de um professor.

Os interessados terão acesso a uma formação online, oferecida pela organização do evento, através de lives nos dias 18 de outubro, 25 de outubro e 9 de novembro, contemplando dúvidas e oferecendo suporte aos participantes da jornada.

Os games desenvolvidos pelos participantes devem ser enviados por meio do site do evento e serão avaliados pela originalidade, criatividade, game designer, diversão e programação.

Para o professor Carlos Guimarães, um dos organizadores da competição, participar deste tipo de evento é essencial para que os estudantes desenvolvam habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, através da competição, como é o caso do trabalho em equipe, por exemplo.

O Desafio GamEdu também contribui com a preparação dos alunos para o mercado profissional, ao possibilitar as primeiras vivências no desenvolvimento de um produto e agregar experiências no portfólio dos participantes. Serão disponibilizados certificados com carga horária correspondente à entrega das etapas previstas na competição.

GameLab

O Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab) realiza pesquisas na área de jogos educacionais e aplicação de jogos na educação e é vinculado ao Instituto Metrópole Digital e ao Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN).

O Desafio GamEdu 2021 é organizado pelo professor Eduardo Aranha (IMD), coordenador do GameLab, e por Carlos Artur Guimarães, mestrando em Inovação e Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN) e coordenador de Professores Mediadores do curso Técnico em TI do IMD. O evento ainda conta com a colaboração do DIMAp e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).