Startup WayAba é aprovada em programas de aceleração de empresas

Empresa vinculada ao Parque Metrópole passa a novas fases do InovAtiva Brasil e Sebrae Speed
11-11-2021 / ASCOM
Parque Tecnológico Tecnologia


A WayAba, startup credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, foi aprovada neste mês em novas fases de dois programas de aceleração de empresas: o Sebrae Speed, de abrangência local, e o InovAtiva Brasil, de abrangência nacional e promovido pelo Governo Federal e o Sebrae.

O InovAtiva atua por meio de dois ciclos anuais e o primeiro é denominado de “Aceleração”, sendo voltado à realização de treinamentos e mentorias para as startups. Na segunda fase, chamada de “Conexão”, as mentorias são mais direcionadas e parte delas feitas de modo individual para os empreendedores.

O último momento do programa de aceleração consiste na apresentação das propostas das startups para bancas de investidores. Isso acontece durante um evento denominado InovAtiva Experience, que neste ano se dará nos dias 27 de novembro e 4 e 6 de dezembro.

A WayAba participa do InovAtiva em duas modalidades do programa: a de abrangência geral, que envolve empresas de vários segmentos e a chamada InovAtiva de Impacto, voltada para startups de impacto social ou ecológico. No primeiro caso, a empresa do Parque Metrópole ficou entre as 140 empresas finalistas de todo o Brasil, e, no segundo, entre as 40.

Para o CEO da empresa, Assis Barbosa, ser finalista do programa de aceleração é importante “não apenas pelos treinamentos mentorias, mas também pelo ganho de visibilidade que o InovAtiva proporciona”.

Sebrae Speed

O outro programa do qual a WayAba está participando é o Sebrae Speed, realizado nos estados pelas unidades do Sebrae, visando selecionar empreendimentos inovadores de base tecnológica em fases iniciais de operação e tração. A ideia é incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores com potencial de crescimento.

A startup do Parque Metrópole já havia sido selecionada na primeira etapa do Sebrae Speed, que avaliava os projetos, estruturas e produtos das empresas. Nesta semana, veio a boa notícia de que foi aprovada na segunda fase do programa.

No Sebrae Speed também recebemos mentorias e capacitações e, nessa segunda etapa, cada empresa apresentava o seu pitch. Ficamos entre as escolhidas, que também vão receber um benefício financeiro de R$ 10 mil”, conta Assis Barbosa. Ele ainda ressalta a importância do programa: “O Sebrae talvez seja a instituição do país que mais conhece as pequenas empresas. Poder contar com o apoio direto de uma instituição como essa, é uma experiência riquíssima”.

WayAba

Criada em 2018 dentro do programa de Pré-Incubação da incubadora de empresas Inova Metrópole, a WayAba desenvolveu uma plataforma – que leva o mesmo nome da startup – que digitaliza e otimiza registros e aspectos do tratamento para pacientes com autismo conhecido como Aplied Behavior Analysis (ABA), ou Análise do Comportamento Aplicada, em português.

A ABA é uma metodologia da Psicologia utilizada para compreensão do comportamento de pessoas, sobretudo crianças, diagnosticadas com Espectro de Autismo. É a aplicação dessa técnica, empregada por psicólogos e terapeutas, que ganha o auxílio da tecnologia por meio da plataforma WayAba.

Com a plataforma, é possível digitalizar e otimizar os processos que envolvem o acompanhamento dos pacientes, permitindo, por exemplo, a digitalização das informações que são geradas ainda durante a sessão de terapia, poupando tempo.

Além disso, a WayAba agrega funções baseadas na inteligência de dados que auxiliam no processo terapêutico, como é o caso da geração de relatórios e gráficos que contribuem para o diagnóstico e acompanhamento da evolução de cada paciente.

Assis Barbosa ainda destaca que outra função específica é a capacidade da própria plataforma de analisar e comparar crianças com perfis parecidos e, a partir da identificação de um padrão, indicar ao terapeuta qual seria o melhor tratamento para aquele paciente – e isso é feito a partir dos próprios dados armazenados ao longo de seu uso pelo terapeuta.