Metrópole Digital

Notícias

12 nov 2021/ ASCOM

Newsletter sobre bioinformática do BioME recebe prêmio nacional

Idealizada com o objetivo de apresentar, de modo simples e objetivo, o universo da bioinformática ao grande público, a newsletter “Transcrição em Dia” – iniciativa de professores e estudantes do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/UFRN) – foi premiada como trabalho mais inovador no último X-Meeting Xperience, maior e mais tradicional congresso científico da área de bioinformática do Brasil.

Organizada pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), a premiação, que aconteceu no final do último mês, ocorreu durante a 19ª edição do congresso, que, neste ano, reuniu mais de 90 trabalhos científicos, cada um concorrendo a diferentes categorias – como educação, filogenia e evolução, “ômicas” (genômica, transcriptômica e proteômica), sistemas biológicos e modelagem, entre outras.

A categoria “Inovação” foi a novidade deste ano e, a ela, concorreram todos os trabalhos apresentados no congresso. Segundo o professor e coordenador do Transcrição em Dia, Tetsu Sakamoto, a ideia de se inscrever no X Meeting foi motivada pelo desejo da equipe de divulgar a iniciativa a toda a comunidade científica brasileira.

“Esperamos fortalecer a comunidade de bioinformática, contribuindo para que mais pessoas possam superar os desafios de entrar nesse universo. Ainda existem vários obstáculos para aqueles que buscam formação nessa área e acreditamos que, ao divulgarmos nossa iniciativa, que aproxima o grande público à bioinformática, estamos ajudando a mudar esse quadro”, comenta Sakamoto.

O congresso, que aconteceu on-line, reuniu pessoas de todo o país, dentre entusiastas, pesquisadores e demais interessados na área, e também contou com a participação de palestrantes internacionais. Quando presencial, o X-meeting acontece em diferentes locais do Brasil, tendo sido apresentado pela primeira vez em 2003, em Ribeirão Preto.

Reconhecimento

Para Tetsu Sakamoto, a premiação no X-meeting representa o reconhecimento de um árduo trabalho, cuja dificuldade muitos pesquisadores ainda não conhecem.

“Nós, acadêmicos, somos acostumados a redigir textos científicos e não sabemos da dificuldade que é tornar esse material mais acessível ao público. Além disso, muitos esquecem da importância de divulgar esses conhecimentos. Acredito que premiações como essa marcam o início da valorização de divulgações científicas no país”, aponta Sakamoto.

As pesquisadoras de doutorado em bioinformática e editoras do Transcrição em Dia, Tayná Fiuza e Renata Cavalcante, concordam com o coordenador.

“Hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho no qual investimos tempo e esforço. Não temos formação em jornalismo, por exemplo, por isso, no início, foi complicado escrever textos direcionados ao grande público. Ainda assim, o prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, avalia Renata Cavalcante.

“É um estímulo para nós fazermos um trabalho cada vez melhor e também uma razão para esperarmos a participação de mais colaboradores no futuro”, comenta Tayná Fiuza.

Transcrição em Dia

De periodicidade bimestral, a newsletter Transcrição em Dia está em sua 16ª edição e conta com o apoio de nove colaboradores, dentre estudantes, docentes e pesquisadores.

O informativo reúne diferentes tipos de conteúdo, como notícias, artigos de opinião, anúncios de emprego e entrevistas. As matérias abordam assuntos variados, como ferramentas e aplicações em bioinformática, resultados de estudos e pesquisas, novas tecnologias, genômica, entre outros.

Além da UFRN, a newsletter também é divulgada junto a instituições de ensino de outros estados, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). 

Todo o conteúdo pode ser consultado por meio do site oficial. As novidades também podem ser acompanhadas por meio da página da newsletter no Instragram.

 

Outras Notícias

10 set 2021 por
ASCOM

Empresa da Inova é selecionada para mentoria do Sebrae e se prepara para receber investimentos

Inovall passa para penúltima fase do projeto do Sebrae que aproxima startups a investidores


FORMAÇÃO | INOVA
18 ago 2021 por
ASCOM

IMD entrega dois novos sistemas à SESAP/RN para ajudar no combate à pandemia

Plataformas auxiliam contratação e dimensionamento de profissionais de saúde


COVID-19 | INOVAÇÃO