Smart Metropolis é premiado por artigo sobre blockchain e vacinação

Pesquisa científica foi apresentada durante conferência internacional na Estônia
07-01-2022 / ASCOM
Smart Metropolis Premiação

O Smart Metropolis – iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada em soluções para Cidades Inteligentes – foi destaque internacional no último mês de 2021. Durante um congresso apresentado na Estônia, o programa recebeu premiação por melhor paper publicado, que versa sobre a criação de um mecanismo tecnológico capaz de facilitar a comprovação de vacinação contra Covid-19 para ingresso em países estrangeiros.

Intitulado “Using Fiware and BLockchain in Post Pandemic Vaccination Scenario”, o artigo foi apresentado durante a “3rd IEEE International Conference on Blockchain Computing and Applications (BCCA 2021)”, transmitido virtualmente em Tartu, Estônia.

Segundo o professor Frederico Lopes, coordenador do Smart Metropolis, o trabalho propõe a utilização de ferramentas para auxiliar a interoperabilidade de sistemas internacionais que comprovam vacinação de Covid-19, especialmente a de viajantes estrangeiros.

“Se, por exemplo, um brasileiro quer viajar para a França, que tipo de processo pode garantir que a certidão de vacina que ele porta é válida? Nós propomos, por meio do artigo, que sejam utilizadas as soluções de blockchain e a plataforma FIWARE para auxiliar esse trabalho”, explica Lopes.

O blockchain diz respeito a uma tecnologia de registro de informações que funciona como uma rede blocos encadeados e que pode ter como funcionalidade, dentre outras, a integração de dados, aumentando consideravelmente a segurança de operações – como, no caso do estudo, a comprovação da vacinação contra Covid-19.

Já a plataforma FIWARE é um mecanismo utilizado em países de todo o mundo – como Espanha, Japão, México e Holanda – para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao contexto de Cidades Inteligentes.

O artigo premiado é assinado pelo pesquisador Stefano Loss – aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação da UFRN – e pelos professores Frederico Lopes e Nélio Cacho, vice-coordenador do Smart Metropolis, além de Har Preet Singh, colaborador da FIWARE Foundation, o qual apresentou a pesquisa durante o evento.

Com esse trabalho, o Smart Metropolis soma oito premiações, concedidas por iniciativas e empresas com alcance nacional e internacional. No contexto de blockchain, essa já é a segunda premiação conquistada pelo grupo – em 2019, os pesquisadores receberam prêmio de melhor paper, concedido na mesma conferência internacional (2ª edição).

Conferência

O principal objetivo da 3ª Conferência Internacional foi atrair trabalhos e estudos de pesquisadores e profissionais das áreas de segurança cibernética, especialmente vinculados a trabalhos com blockchain.

Dentre os eixos temáticos contemplados pelos estudos, encontram-se “Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina”, “IoT e sistemas ciber-físicos”, “Big Data”, “Segurança e Privacidade no Blockchain”, entre outras.