Plataforma SigSaúde já atende mais de 46 mil pacientes

Sistema do IMD será concluído em 2022 e atende mais de 15 unidades de saúde da UFRN
10-01-2022 / ASCOM
Tecnologia Comunidade

Solução que digitalizou todos os Serviços-Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o SigSaúde – plataforma desenvolvida pelo instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – comemorou o encerramento de 2021 com o cadastramento de mais de 46 mil pacientes e se prepara para a conclusão de seu desenvolvimento tecnológico.

Os números – que apontam a quantidade de atendimentos, agendamentos e cadastros de usuários – demonstram um crescente uso do sistema, o qual auxilia atualmente oito serviços da UFRN, como clínica médica, nutrição, psicologia, entre outros.

Segundo o balanço do projeto, cujo portfólio foi publicado na última semana de dezembro, o sistema já registrou mais de 12 mil agendamentos e mais de mil atendimentos.

Segundo o professor Edvaldo Carvalho, vice-coordenador do SigSaúde, esses resultados representam uma importante modernização nos serviços da UFRN.

“Antes do sistema ser implantado, os atendimentos de saúde da Universidade eram registradas em papel. Com o sistema, deixamos isso de lado e passamos a oferecer aos nossos colaboradores um acesso fácil e integrado”, comenta Carvalho.

Isso possibilitou à universidade a criação de prontuários eletrônicos, cujas informações são computadas e armazenadas em um grande banco de dados, acessível a professores, alunos e pacientes atendidos pela UFRN.

“A tecnologia vem para facilitar o uso dos prontuários. Por exemplo, um serviço de saúde que atende mil pessoas gera mil prontuários físicos. Imagina procurar um arquivo desses em meio a tudo isso. Com o SigSaúde isso não existe mais: você digita o nome do paciente e consegue recuperar todo o histórico clínico da pessoa”, explica o vice-coordenador.

Prontuários especializados

Neste ano, a equipe de desenvolvimento do SigSaúde se prepara para o desenvolvimento de módulos para emissão de prontuários de 20 novas especialidades. Dentre elas, encontram-se enfermagem, odontologia, serviço social, fisioterapia, biomedicina, fonoaudiologia, entre outras.

A previsão da equipe é que esses novos módulos sejam implantados no primeiro semestre de 2022, concluindo, assim, todas as funções originalmente planejadas para o sistema. Até o momento, a plataforma emite prontuários nas áreas de Nutrição, Psicologia e seis especialidades de Medicina.

Segundo Itamir Barroca, coordenador do SigSaúde, um importante benefício oferecido pela plataforma diz respeito à criação de uma grande plataforma que gerencia dados técnicos epidemiológicos.

“Esses fatos otimizam a gestão do processo em saúde – desde a chegada do paciente até o atendimento em si –, o tratamento e o acompanhamento de casos, que podem ser vistos tanto sob uma ótica clínica como de pesquisa. Esse é a grande inovação do SigSaúde: possibilitar que todos esses dados e casos sejam tratados, estudados, consolidados e contabilizados”, comenta o coordenador.

Sistemas SIG’s

Após a implantação do último módulo, a equipe seguirá com a entrega do sistema à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a qual se encarregará de integrar a solução às demais plataformas de gestão utilizadas pela UFRN, os chamados “sistemas SIG’s”, como o SIGAA, SIGRH, entre outros.

Atualmente, o SigSaúde é utilizado em 18 setores da Universidade, os quais oferecem os serviços escola – práticas em saúde voltadas à comunidade local e conduzidas por estudantes universitários supervisionados.

Até o momento, utilizam o SigSaúde unidades como a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), Clínica de Nutrição (DNUT), Faculdade de Odontologia (DOD), três clínicas vinculadas à Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), entre outras.