IMD seleciona professores mediadores para Cursos Técnicos

Oportunidades são para Natal e interior do estado. Inscrições seguem abertas até o dia 26
11-01-2022 / ASCOM
Curso Técnico Docência Edital

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), abriu edital para contratação de professores mediadores para seus Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação. Serão selecionados docentes para atuarem nos módulos básico, intermediário e avançado, nos polos Natal, Mossoró, Angicos, Caicó e Pau dos Ferros.

As inscrições, abertas até o dia 26 de janeiro, podem ser feitas por meio do link. Com atividades presenciais ou a distância, os cargos terão remuneração de R$ 20 por hora-aula e serão exercidos de março a agosto deste ano, com possibilidade de renovação.

O número de vagas será definido de acordo com a necessidade dos Cursos Técnicos e a carga horária de trabalho semanal varia de 7h a 20h, conforme as disposições do Item 4 do Edital nº 001/2022.

Amplamente procurados pelo público externo, os Cursos Técnicos do IMD estão com edital aberto para formação de novas turmas. São oferecidas 1.580 vagas ao todo, distribuídas para Natal e cidades do interior do RN.

Seleção

O processo de seleção de professores mediadores dos Cursos Técnicos acontecerá por meio de avaliação do currículo Lattes dos candidatos, além de análise da documentação comprobatória e demais registros apresentados no ato da inscrição.

Essa avaliação será conduzida pela coordenação dos Cursos Técnicos do IMD e a nota de classificação será feita a partir da média ponderada de questões como experiência profissional (peso 3), experiência de ensino na ênfase escolhida (peso 3), formação acadêmica (peso 2) e nota no curso de formação de professores mediadores ou tutores do IMD (peso 2), que acontecerá no dia 1 de fevereiro.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de março deste ano, no site do IMD, na aba “Editais”, e as atividades dos docentes terão início em 21 de março, de acordo com a necessidade do curso.

Cursos Técnicos

Oferecidos na modalidade semipresencial – Ensino a Distância (EAD) e encontros presenciais semanais – os Cursos Técnicos do IMD oferecem atividades pedagógicas e conteúdos de maneira flexível e direcionada, tanto on-line como presencial.

Segundo Marcel Oliveira, uma das principais portas de entrada no IMD são os cursos técnicos. Exemplo disto é o fato do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) reservar parte de suas vagas residuais para uma seleção específica para os concluintes da formação técnica.

“Vários alunos que foram do técnico estão hoje na graduação. Esses vão sair daqui com uma formação bastante consolidada em TI”, comenta o professor.

Nas cidades do interior do estado, as aulas acontecerão exclusivamente à noite, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Já em Natal, as atividades acontecerão em turmas dos períodos matutino, vespertino e noturno.

Financiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), os cursos contam com uma grade curricular com carga horária variável, entre 1 mil e 1,2 mil horas, organizadas nos eixos de informação e comunicação.