Estudante do IMD lança Guia Pedagógico para formação de professores da EJA

O “PensaEJA” tem como objetivo inserir o Pensamento Computacional no ensino dos educadores
20-01-2022 / ASCOM
Mestrado

A aluna de mestrado do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Soraya Medeiros acaba de lançar o
Guia “PensaEJA”, um dos produtos da sua dissertação. O material conta com atividades sobre o Pensamento Computacional (PC), baseadas no método Paulo Freire, para ser trabalhado por meio de componentes curriculares na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Guia tem como objetivo contribuir para a inserção do Pensamento Computacional na formação dos educadores. Além disso, o documento orienta sobre a produção de atividades para se trabalhar com PC na EJA e reúne atividades elaboradas por professores, que atuam na modalidade, para que sejam utilizadas por outros educadores da EJA pelo Brasil.

Segundo a idealizadora, o “PensaEJA” é uma representação do que os professores que atuam na EJA podem discutir e produzir com seus alunos durante as aulas. O principal benefício do P
ensdamento Computacional para os estudantes é o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento crítico, fazendo com que consigam compreender o porquê das coisas e como as coisas acontecem.

Cada atividade buscou interseccionar elementos do Pensamento Computacional e o método Paulo Freire com componentes curriculares ofertados na modalidade com linguagem e assuntos correlatos ao público da EJA”, explica Soraya Medeiros.

O Guia é um dos produtos da dissertação de mestrado da Soraya Medeiros, sob a orientação da professora Cibelle Amorim. O material, até então inédito no país, foi elaborado no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE), com a colaboração dos docentes da Escola Estadual Antônio de Azevedo, localizada na cidade Jardim do Seridó, que atuam na EJA.