Projeto para letramento digital de idosos é aprovado em edital do Itaú Viver Mais

Trabalho foi realizado por aluna de mestrado do PPgITE, do Instituto Metrópole Digital
07-02-2022 / ASCOM
PPGITE

Um projeto realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPGITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD), foi um dos vencedores do edital nacional “Envelhecer com Futuro 2021”, realizado pelo Itaú Viver Mais em parceria com o Portal do Envelhecimento.

A proposta contemplada visa o desenvolvimento de um game voltado para o letramento digital e o desenvolvimento cognitivo de pessoas idosas, utilizando-se como referência o “Pensamento Computacional” (PC).

Baseado na pesquisa de mestrado da aluna do PPgITE Andressa Kroeff, o projeto tem a orientação da professora do IMD Isabel Dillmann e a participação do desenvolvedor, e aluno de graduação do Instituto, Gabriel Diniz.

Intitulado “O Pensamento Computacional como Base para o Letramento Digital e Desenvolvimento Cognitivo da Pessoa Idosa”, o projeto recebeu o auxílio de R$ 24 mil, valor máximo dentro da linha de pesquisa a que foi submetido. Das 42 propostas acadêmicas  que concorreram ao edital, apenas nove foram selecionadas.

Pensamento Computacional

O Pensamento Computacional (PC) “busca entender como o funcionamento do computador pode ser útil como um instrumento que ajuda a aumentar o poder cognitivo dos seres humanos”, segundo explica o Almanaque da Ciência da Computação.

Para isso, o PC se divide em quatro pilares: decomposição (que divide os problemas em partes menores para facilitar a resolução); reconhecimento de padrões; abstração (que filtra e classifica os dados recebidos); e algoritmo (sequência finita de etapas ou passos).

Tecnologia para idosos

A professora Isabel Dillmann conta que a participação no concurso foi motivada tanto pela possibilidade de conseguir apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto, como “pela oportunidade de nos lançar como um grupo que trabalha com tecnologia para idosos”. “O reconhecimento de termos sido o único projeto aprovado no Nordeste é muito significativo para nós”, destaca ela.

Segundo a mestranda Andressa Kroeff, a ideia para o projeto foi inspirada na defesa da dissertação de um colega de mestrado, Daniel Lucena, cujo trabalho é intitulado “Pensamento Computacional como intervenção para desenvolvimento cognitivo em idosos”.

Ela conta que o trabalho tratava sobre a possibilidade de auxiliar os idosos com atividades de Pensamento Computacional realizadas no papel. “Então percebi que daria para inovar trazendo essas atividades para o digital, e assim ajudar mais idosos”, diz a estudante.

O game que será desenvolvido para o projeto está em fase inicial de elaboração e será apresentado no Seminário Público de Apresentação Final do edital “Envelhecer com Futuro”, que será realizado outubro, pelo Portal do Envelhecimento.