Estudante do Talento Metrópole abre mentoria para Olimpíada de Informática

Projeto oferta 30 vagas para alunos do Ensino Fundamental. Mentores são alunos que foram medalhistas
08-03-2022 / ASCOM
Olimpíadas acadêmicas

Reportagem: Lidiane Borges

Visando a preparação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública e privada de ensino para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), o estudante Enzo Dantas, do programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu inscrições para mentoria do “Projeto UETO” deste ano.

A mentoria será realizada de forma totalmente remota e será iniciada no dia 19 de março. Semanalmente serão realizados dois encontros e um simulado até a última fase da OBI, ainda sem data oficial. O aluno participante também terá um acompanhamento individual durante toda mentoria.

Os interessados devem se inscrever gratuitamente através deste formulário eletrônico até o dia 10 de março Estão sendo ofertadas 30 vagas na turma deste ano e, caso a quantidade de interessados ultrapasse a quantidade de vagas, será analisado individualmente o ano escolar em que o aluno está matriculado e a sua motivação para participar da mentoria.

Medalhistas de ouro

A mentoria será ministrada pelo estudante do Talento Metrópole Enzo Dantas e pelo voluntário Henrique Vianna, medalhistas de ouro na OBI 2021 na modalidade Programação nos níveis I e Júnior, respectivamente. Além dos medalhistas, o projeto também conta com cinco mentores voluntários que auxiliarão individualmente os alunos participantes.

O projeto foi criado no ano passado pelo também estudante do Talento Metrópole João Costa, medalhista de ouro em 2021 na Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Cearense de Química.

Segundo o estudante, o projeto tem como objetivo preparar os alunos que estejam interessados em evoluir dentro do meio olímpico. Por isso, o projeto foi nomeado com a sigla U.E.T.O., que significa “União Estudantil de Treinamento Olímpico''.

“Quando comecei a dar aulas de mentoria olímpica para o pessoal da minha turma, outros colegas também se interessaram e resolvemos expandir o projeto. Pois, conhecemos a realidade de quem quer estudar para uma olimpíada acadêmica, mas não tem o apoio e direcionamento necessário”, comenta João.

Mudar realidades

“O nosso objetivo principal é mudar realidades por meio das olimpíadas. A maioria dos integrantes do projeto teve a vida completamente revolucionada por conta desse tipo de competição. Posso citar meu próprio exemplo, que saí da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro e consegui uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas do Brasil em outro estado, tudo por conta de olimpíadas”, ressalta o estudante.

Além da preparação para a OBI, o UETO também conta com mentorias para as Olímpiadas Brasileiras de Astronomia, Física, Química e Matemática. O projeto é desenvolvido por estudantes do Ensino Médio medalhistas em uma ou mais das  olimpíadas acadêmicas.

De acordo com João, em 2021, o projeto teve um total de 25 participantes em todas as áreas ofertadas pelo projeto, e eles conquistaram: os 3 primeiros lugares da OBI 2021 na modalidade Programação Júnior e uma medalha de bronze na modalidade Programação I; uma medalha de ouro na Olimpíada Paraense de Química; três medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Química Júnior; e daus medalhas, ouro e prata, na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

Talento Metrópole

Instituído como um programa do IMD em 2015, o Talento Metrópole oferece uma formação adequada a adolescentes com o perfil de altas habilidades/superdotação, utilizando metodologias que rompem com os padrões tradicionais de ensino, estimulando o interesse pela pesquisa científica e pela expansão dos conhecimentos na área de Tecnologia da Informação.

O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da Universidade.

Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social. Desse modo, o programa também atua como um agente social, porque oferece assistência a crianças e adolescentes com um perfil que se constitui em uma necessidade educacional especial.

O Programa Talento Metrópole atende aos estudantes que estejam cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º ano) ou o Ensino Médio. A seleção ocorre a partir de editais, durante os cursos de inverno do IMD, e o programa conta com dois polos de atuação: Natal e Pau dos Ferros.