IMD orienta ingressantes para matrícula em Cursos Técnicos de TI

Instituto aprovou 1,1 mil candidatos. Matrículas começam no dia 22
14-03-2022 / ASCOM
Curso Técnico UFRN

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), começará, a partir do dia 22 de março, o processo de matrícula para os novos ingressantes em seus Cursos Técnicos de Tecnologia da Informação (TI). Para isso, a unidade acadêmica está repassando aos futuros novos alunos uma série de orientações que dizem respeito tanto ao processo de matrícula como ao início dessa nova trilha acadêmica.

Assim, segundo as orientações da Coordenação dos Cursos Técnicos do IMD, para realizar a matrícula, é necessário acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), cujo ingresso será permitido após a importação dos dados dos novos alunos pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – que está prevista para acontecer entre os dias 18 e 21 de março.

A matrícula poderá ser feita até o dia 24 deste mês e, no primeiro período letivo, cada aluno deverá cursar seis disciplinas, não podendo o discente, nesse momento, se cadastrar em mais algum componente curricular.

Também nesse período será iniciado o módulo básico de ensino, depois do qual o estudante deverá seguir o curso por meio da ênfase disponível em seu polo, ou, no caso de haver mais de uma opção, escolher entre elas. Levando-se conta todas as ênfases oferecidas pelo programa, tem-se a seguinte lista: Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet, Redes de Computadores e Internet das Coisas.

Aula Zero

A primeira atividade acadêmica dos novos alunos dos Cursos Técnicos será a “Aula Zero”, momento em que os ingressantes do módulo básico são apresentados à formação técnica do IMD. Na ocasião, serão apresentados o IMD, a secretaria dos Cursos e a assessoria de comunicação do Instituto, bem como vídeos sobre Ensino a Distância e detalhes dos ambientes virtuais.

Previstas para acontecer entre os dias 28 de março e 02 de abril, as “Aulas Zero” serão conduzidas, para os alunos de Natal, na sede do Instituto – Centro integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) – e, para os alunos do interior, nos laboratórios do IMD de cada polo.

O evento também marca o início efetivo do primeiro semestre e é exclusivo para alunos do módulo básico de ensino – os discentes do módulo avançado já iniciam as aulas com conteúdo técnico.

SIGAA

Uma vez matriculados, os novos alunos poderão utilizar o SIGAA para efetuar uma série de ações referentes ao ensino, como realização de matrículas, emissão de declarações, consulta de notas, entre outras.

Também por meio da plataforma, os estudantes cadastrarão o certificado de vacinação contra Covid-19, exigido para ingresso às dependências físicas da UFRN. Além do Sistema, os ingressantes também poderão entrar em contato com a STI para solicitar o novo e-mail acadêmico.

Cursos Técnicos

No último processo seletivo, o IMD abriu 1.580 vagas, distribuídas para Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Desse número, 1170 candidatos foram aprovados para seguirem com o cadastro e, posteriormente, efetuarem a matrícula.

Segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, professor Marcel Oliveira, a oferta das novas turmas representa o retorno de uma das principais ações de ensino do Instituto.“Após quatro anos, o IMD volta a ofertar mais de mil vagas para a formação técnica e com abrangência em todos os polos de ensino”, comemora o coordenador.

Financiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), os cursos contam com grade curricular de carga horária variável, entre 1 mil e 1,2 mil horas.

Nas cidades do interior do estado, as aulas acontecerão exclusivamente à noite, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Já em Natal, as atividades acontecerão em turmas dos períodos matutino, vespertino e noturno. Os encontros acontecem tanto on-line como presencialmente.