IMD promove palestra sobre Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes

Evento apresentou a Rede IARA, iniciativa especializada em recriação de ambientes por meio de IA
13-04-2022 / ASCOM
Cidades Inteligentes IA

Para fomentar a discussão de temas inovadores de impacto tecnológico e social, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou, na manhã de hoje (13), um evento presencial para apresentar diversas ações do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA).

Ministrada por André de Carvalho, coordenador do IARA e docente da Universidade de São Paulo (USP), a palestra aconteceu às 9h, no auditório B205, e foi intitulada “IARA: Inteligência Artificial Aplicada para Cidades Inteligentes”. Na ocasião, o docente abordou diferentes fatores que contribuem para o fortalecimento da rede IARA como um importante fomentador de Cidades Inteligentes em todo o Brasil.

“Acho muito importante discutir essas ações aqui em Natal, justamente por causa do histórico de atuação da cidade com iniciativas de Inteligência Artificial (IA). Para mim, é essencial mostrar o funcionamento da rede IARA e estimular mais pessoas a participarem, bem como estreitarmos laços com o IMD”, comenta André de Carvalho.

Durante a palestra, foi apresentada uma série de aspectos relacionados ao tema de Cidades Inteligentes, como conceitos, surgimento das demandas por tecnologia voltada para essa área, a criação da IARA, indicadores tecnológicos utilizados para a avaliação da qualidade de vida em uma cidade, dentre outros assuntos.

Ao comentar sobre o aumento das demandas por soluções de Cidades Inteligentes, André de Carvalho explanou que “antes, as pessoas deveriam se adaptar às realidades impostas pela cidade. Ao passo que, hoje, as cidades é que devem se adaptar às demandas sociais e, para isso, é necessário o uso de softwares capazes de coletar dados e identificar padrões que podem aumentar a qualidade de vida nesses locais”.

IARA

O principal intuito do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA) é promover qualidade de vida por meio da tecnologia e, para isso, conta com diferentes iniciativas que fazem uso de IA e de soluções de Cidades Inteligentes centradas no ser humano, que beneficiam diferentes áreas públicas e sociais, como Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade.

Nesses contextos, são exemplo as soluções tecnológicas que otimizam coleta de lixo, tratamento de esgoto, abastecimento de água, monitoramento em tempo real de obras de engenharia civil, entre outros. “O conceito de Cidade Inteligente, para nós, está atrelado à criação de dispositivos tecnológicos baseados em dados monitorados e que respeitam a privacidade do ser humano”, pontua André de Carvalho.

Atualmente, a rede IARA é sediada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos. A instituição conta com o apoio de pesquisadores de todas as regiões do país, com colaboradores de Fortaleza (CE), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Monteiro Lobato (SP), Niterói (RJ), Recife (PE), entre outros municípios.

A rede IARA também é parceira de universidades localizadas em diferentes regiões do país, bem como mantém vínculos institucionais com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e entidades internacionais, localizadas em países como Inglaterra, Suécia, Portugal, Austrália, França, Canadá, entre outros.

Palestrante

Professor titular do ICMC-USP, campus São Carlos, André de Carvalho é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq. O docente também foi membro do Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação do CNPq, onde autuou como coordenador de 2019 a 2020.

Entre 2013 e 2017, Carvalho compôs o conselho da International Association for Statistical Computing (IASC), do International Institute of Statistics. Dentre suas publicações, são destaques os livros “Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina” – vencedor do prêmio Jabuti 2012 – e “A General Introduction to Data Analytics”, publicado pela Wiley, em 2018.

André de Carvalho possui bacharelado (1987) e mestrado (1990) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de doutorado em Engenharia Eletrônica pela University of Kent (1994).